Área Internacional da CNI
EN

Fórum e Conselho Empresarial do BRICS - 2019

DF - Brasil

Logo BRICS

Na edição de 2019, em Brasília, DF, a Reunião Plenária do CEBRICS e o Fórum Empresarial do BRICS reuniram aproximadamente 800 participantes com vistas a aumentar a cooperação comercial entre os países do bloco nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, fortalecimento na cooperação pela economia digital, discutindo oportunidades de investimento e encorajando a reaproximação entre o Fórum Empresarial e o Novo Banco de Desenvolvimento, criado na edição de Fortaleza de 2014. 

Além disso, pela primeira vez na história do BRICS, estiveram presentes os cinco Chefes de Estado no encerramento do Fórum Empresarial, com um público de aproximadamente 800 participantes..

A partir de Janeiro a Rússia assume a presidência do BRICS, onde serão realizadas as reuniões de 2020.

 

Veja as principais notícias do evento:

Empresários do BRICS apresentam 23 propostas para ampliar o comércio e facilitar investimentos

VÍDEO: O que é o CEBRICS? 

Cúpula do BRICS é oportunidade para Brasil avançar em acordos de comércio e de investimento 

Indústria brasileira quer ampliar comércio e investimentos com a China, diz presidente da CNI

 

Veja as fotos do evento

Conselho Empresarial dos BRICS

 

Veja os vídeos:

 

 

 

 

 

Sobre o CEBRICS

O Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS) foi criado em 2013 na V Cúpula do BRICS em Durban, África do Sul, reunindo membros dos cinco países - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Constituído para fortalecer e promover os laços econômicos, comerciais, de negócios e investimentos entre as comunidades empresariais dos países que compõem o BRICS, o Conselho tem também a missão de assegurar o diálogo regular entre os setores empresariais e os governos e identificar os problemas e gargalos no âmbito de comércio e investimentos nas suas relações.

Composto por 25 membros e assessorado por nove grupos de trabalho que atuam em uma instância de consulta, o conselho tem como missão assegurar que as principais prioridades do setor privado sejam efetivamente comunicadas aos líderes do Governo no BRICS durante a Cúpula.

O CEBRICS se reúne presencialmente duas vezes ao ano, na Reunião de Meio de Ano e na Reunião Anual. Essa última ocorre no mesmo período da realização da Cúpula do BRICS, que reúne os chefes de estado e de governo dos cinco países.

 

Informação sobre as Seções Nacionais do Conselho Empresarial dos BRICS

Brasil: Sra. Fernanda Carneiro -  fernanda.carneiro@cni.com.br

Rússia: Sra. Anastasia Antonyuk - antonyuk.ai@tpprf.ru

Índia: Sr. Anshuman Khanna - anshuman.khanna@ficci.com

China: Sra. Yu Fan - yu.fan@coscoshipping.com 

África do Sul: Sra. Sharmayne Venkatsamy - sharms@masake.co.za