www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Mapa 2013-2022: Inovação e Produtividade



INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE


Entre todos os fatores chave da competitividade, a produtividade é o aspecto que mais depende da ação da própria indústria. E para obter ganhos na produtividade, a empresa precisa investir em inovação.

O Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 prevê que a produtividade industrial - produção de manufaturados por hora trabalhada - vai crescer a taxa de 4,5% ao ano até 2022. Nos últimos 20 anos, o crescimento foi de 2,3% ao ano. Para chegar a esse aumento, a CNI defende que é preciso melhorar o ambiente institucional e facilitar o acesso a financiamentos e incentivos à inovação, aumentar a oferta de serviços tecnológicos para as empresas e melhorar a qualidade da gestão empresarial.

Grafico

Mesmo com o crescimento dos últimos anos, o Brasil não alcançou o ritmo de países desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha, Coréia do Sul e Japão, que apresentaram taxa média superior a 3% ao ano.

Os gastos empresariais em pesquisa e desenvolvimento estão aumentando, porém a comparação com outros países é desfavorável ao Brasil. O Global Competitiveness Report 2012-2013 coloca o Brasil na 113ª posição no que se refere à disponibilidade de cientistas e engenheiros. Nos demais fatores relacionados à inovação, o país ocupa a 33ª posição considerando o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento e a 34ª colocação em termos de capacidade de inovar, em uma lista de 144 países.

Visao2022Em 2022, o ambiente institucional e a estrutura de financiamento e incentivos estimularão a inovação das empresas de todos os portes. A oferta de serviços tecnológicos à indústria brasileira se ampliará substancialmente. A indústria brasileira aumentará sua capacidade de investimentos em novas tecnologias e processos e adotará métodos de gestão que contribuirão continuamente para o aumento da produtividade.

SAIBA MAIS
Conheça as propostas da CNI para o Brasil ter uma indústria mais inovadora e produtiva: