www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Mapa 2013-2022: Desenvolvimento de Mercados



DESENVOLVIMENTO DE MERCADOS

iconeA participação da indústria nos mercados interno e externo é importante para incrementar a inovação, aumentar a qualidade dos produtos e desenvolver novos setores de atividades. O tamanho do mercado doméstico gera escala, permite a existência de uma base industrial diversificada e cria opções para o país.

O Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 destaca que, nesse fator chave da competitividade, a principal meta deve ser o aumento da participação brasileira na produção mundial de manufaturados. A proposta da CNI é que essa participação aumente de 1,7% em 2012 para 2,2% em, 2022.

A participação no comércio internacional e nas redes globais de valor estimulam o aumento da produtividade e a capacidade de inovação da indústria por meio de economias de escala, troca de conhecimento e acesso a mercados consumidores mais sofisticados.

Grafico

O Global Competitiveness Report 2012-2013 considera o tamanho do mercado interno como um dos 12 pilares da competitividade de um país. O Brasil está 7ª posição no quesito tamanho de mercado interno no ranking de 144 países analisados. Mas ocupa da 24ª posição em relação ao tamanho do mercado externo. No ranking de exportações como percentual do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil está em 140º lugar entre 144 países, segundo o relatório.

Visao 2022Em 2022, o Brasil estará mais integrado à economia internacional, participando de algumas importantes redes globais de valor, o que contribuirá para gerar mais inovação, troca de conhecimento e agregação de valor à indústria nacional. O processo de internacionalização das empresas e o comércio intraindústria se ampliarão. Políticas setoriais específicas contribuirão para o desenvolvimento da estrutura industrial do país. Como resultado, aumentará a participação brasileira no comércio internacional de produtos industrializados.

SAIBA MAIS
Conheça as propostas da indústria para melhorar o desenvolvimento de mercados: