Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 - Institucional CNI

Páginas Institucionais

Mapa 2013-2022: Relações de Trabalho

RELAÇÕES DE TRABALHO

relacoes.jpg Um mercado de trabalho em que as relações têm regras modernas e claras é essencial para promover a eficiência da economia e o bem estar do trabalhador. O Brasil precisa de um sistema legal e institucional seguro para aumentar a competitividade das empresas e  oferecer um ambiente mais favorável ao investimento produtivo.

O Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 aponta a modernização das relações do trabalho como uma das principais metas do pais.  Para acompanhar o cumprimento desse objetivo, o Mapa elegeu o indicador do Global Competitiveness Report 2012-2013 sobre a cooperação nas relações empregado-empregador. A proposta da CNI é que a nota média que avalia este quesito passe de 4,26, em 2012, para 4,7 em 2022. 

relacoes-macrometa.jpg


O documento prevê ainda como prioridade modernizar a regulação do trabalho, ampliar a negociação coletiva entre trabalhadores e empregadores e reduzir o custo do trabalho. Os dados do Global Competitiveness Report 2012-2013 apontam que o Brasil apresenta dificuldades na contratação e demissão de mão de obra. Dos oito componentes do pilar “eficiência do mercado de trabalho”, o Brasil está entre os piores colocados no que se refere ao indicador de “flexibilidade na determinação dos salários” e no de “práticas de contratação e demissão”, ocupando as posições 118ª e 114ª, respectivamente, na lista de 144 economias.


visao.jpg Em 2022, as relações de trabalho serão mais adequadas às necessidades da economia. Há maior reconhecimento do negociado entre trabalhadores e empregadores, com impactos positivos no investimento em capital humano e no aumento da produtividade. 

SAIBA MAIS
Conheça as proposta da CNI para que o Brasil tenha relações de trabalho mais adequadas às necessidades da economia: