www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

Coalizão Empresarial Brasileira

A Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) é um mecanismo informal de coordenação do setor privado, que atua no acompanhamento das negociações internacionais, sobretudo dos processos de integração comercial nos quais o Brasil está envolvido. Formada por entidades de classe, como associações, federações e sindicatos, e por empresas de diferentes setores, a CEB reúne mais de 170 membros interessados em influenciar as estratégias brasileiras de integração internacional.

A CNI é responsável por promover e moderar as discussões que ocorrem no âmbito da CEB, convoca as reuniões, sugere temas de discussão e contribui para a avaliação técnica desses temas e das demandas dos diferentes setores.

Para saber mais sobre a CEB, acesse o site http://negint.cni.org.br/


Consultas técnicas
Na CEB são realizadas consultas técnicas sobre temas relacionados às negociações internacionais. Essas consultas, realizadas por iniciativa da Secretaria-Executiva ou mediante solicitação do governo, contribuem para definição dos interesses comuns do setor privado nos processos de integração internacional.

Formulação da posição do setor privado brasileiro
A CEB é responsável por coordenar a discussão sobre interesses empresariais que impactam nas negociações internacionais. Com o suporte técnico da CNI, a entidade elabora documentos de posição e propostas, que refletem os interesses do setor privado, e que são enviadas ao governo e divulgadas ao público.

Interlocução entre setor privado e governo
A CEB trabalha em constante contato e cooperação com o governo brasileiro. A entidade promove discussões entre os representantes do setor privado além de encontros com as autoridades do governo brasileiro que atuam diretamente no processo de formulação e execução da posição do país nas negociações internacionais.