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Diretoria de Comunicação

A Diretoria de Comunicação (Dircom) atua no fortalecimento da indústria brasileira, por meio da divulgação do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 e dos temas que compõe a sua consolidação. Trabalha com pesquisas de imagem, estudos de posicionamento e fortalecimento das marcas nacionais do Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL), e de forma articulada com as 27 federações da indústria e associações de classe. O objetivo é promover uma convergência no posicionamento de temas relevantes do cenário nacional e internacional para a construção de uma indústria brasileira forte.

Além do atendimento aos programas e projetos das quatro instituições, a Dircom atua com projetos especiais, como os Seminários Temáticos (Fórum Brasil Competitivo, Educação Profissional, entre outros) produzidos junto aos grandes veículos nacionais, levando técnicos e porta-vozes do Sistema Indústria como palestrantes aos formadores de opinião e à sociedade. A diretoria também é responsável pela realização do Prêmio CNI de Jornalismo, uma premiação que homenageia os trabalhos desenvolvidos pela imprensa nacional sobre o setor industrial.

É na Diretoria de Comunicação que os projetos e programas da CNI, SESI, SENAI e IEL recebem as diretrizes estratégicas voltadas para uma comunicação eficiente e inovadora. A equipe gerencia e produz conteúdo para o Portal da Indústria, para os perfis das instituições nas redes sociais e as campanhas em veículos de Rádio, TV, impresso e online, além de coordenar grandes eventos, com cerimonial e receptivo das autoridades.

Nos núcleos, é feito o relacionamento com públicos segmentados, por meio da Comunicação Externa - SAC, CRM, editoração e digitalização de livros e publicações, incluindo Epubs, e a atuação com os colaboradores do Sistema Indústria por meio da Comunicação Interna efetiva e dinâmica.

Para promover uma comunicação de forma integrada, a estrutura organizacional da Dircom atua em formato matricial, com uma gerência articulada por consultores de comunicação, no atendimento e gestão dos projetos: a Gerência de Desenvolvimento e Gestão, que atende as demandas junto às três gerências-executivas, especialistas em suas áreas: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Gerência-Executiva de Relações Públicas

 

Principais atribuições:

  • Planejar e coordenar ações de Relações Públicas, Comunicação Interna e Externa com o objetivo de ampliar relacionamentos do Sistema Indústria com seus públicos de interesse;

  • Propor, executar e avaliar os eventos promovidos pelas entidades do Sistema Indústria como premiações, estandes, seminários, missões empresariais, eventos corporativos e ações de cerimonial;

  • Elaborar, coordenar e acompanhar projetos especiais dirigidos aos públicos de interesse do Sistema Indústria como cadastro e mailings segmentados, ações de relacionamento, brindes corporativos etc;

  • Assessorar os dirigentes do Sistema Indústria em ações de Relações Públicas, especialmente, na definição e participação em eventos e solenidades.

Gerência-Executiva de Jornalismo

 

Principais Atribuições:

  • Planejar, coordenar, elaborar e supervisionar as estratégias de divulgação jornalísticas — em jornais, TV, rádio, revistas, internet e mídias sociais — das entidades do Sistema Indústria (CNI/SESI/SENAI/IEL);

  • Monitorar assuntos de interesse das entidades e, quando necessário, promover posicionamentos do Sistema Indústria;

  • Atuar, de forma articulada com as federações e associações setoriais de indústria, para o alinhamento do discurso de divulgação para fortalecimento da indústria brasileira;

  • Divulgar os fatos relevantes das entidades nacionais do Sistema Indústria, administrando demandas e relacionamento com a imprensa;

  • Produzir conteúdos multimídia (notícias, reportagens, fotos, áudios, vídeos, infográficos) para o Portal da Indústria e fazer a gestão do conteúdo junto à CNI, SESI, SENAI e IEL;

  • Manter informados os dirigentes do Sistema Indústria sobre dados e notícias de relevância e impacto à indústria brasileira;

  • Atuar em estreita ligação com todas as áreas das entidades nacionais do Sistema Indústria, para obter melhor adequação de divulgação de ações;

  • Realizar entrevistas para veiculação nos canais pertinentes;

  • Produzir relatório mensal de atividades do jornalismo e sobre a inserção do Sistema Indústria na imprensa.

Gerência-Executiva de Publicidade e Propaganda

 

Principais Atribuições:

  • Propor ações/soluções de publicidade e propaganda para as entidades nacionais, de modo a contribuir para a formulação de estratégias de comunicação integrada, sejam institucionais ou mercadológicas, que apoiem e reforcem o negócio das instituições;

  • Elaborar, implantar e coordenar projetos de publicidade e propaganda, de modo a gerenciar a reputação e identidade de marca das entidades nacionais do Sistema Indústria;

  • Estabelecer e gerir parcerias estratégicas com fornecedores de comunicação, instituições e organizações, com o objetivo de divulgar e consolidar a percepção de imagem positiva das entidades nacionais;

  • Assessorar a alta direção das entidades no que tange à condução e criação de uma política de comunicação para o Sistema Indústria que subsidiará a tomada de decisões estratégicas;

  • Planejar e coordenar a realização de campanhas de publicidade institucional e/ou promocional de ações das instituições, nacional e internacionalmente;

  • Gerir o fluxo do processo de produção editorial de publicações periódicas e não-periódicas do Sistema Indústria;

  • Gerir a aplicação da marca CNI, SESI, SENAI e IEL regional, nacional e internacionalmente.

Gerência de Desenvolvimento e Gestão

 

Principais atribuições:

  • Assessorar a área técnica na concepção de suas estratégias e ações de comunicação;

  • Elaborar e validar o briefing do projeto com a área técnica;

  • Discutir o briefing e as propostas de comunicação com as gerências da Dircom;

  • Apresentar planos de ação de comunicação integrada, campanhas, propostas criativas e respectivos orçamentos para a área técnica;

  • Gerenciar o fluxo das ações de comunicação, com o objetivo de garantir o cumprimento de prazos e a qualidade das entregas.