Programa de Desenvolvimento Associativo lança editais para federações montarem Plano de Ação de 2017

Conteúdos atendem às demandas de micro e pequenas indústrias e sindicatos empresariais em todo país

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), abre nesta segunda-feira (23) o prazo para que federações de indústrias solicitem as ações que desejam oferecer em 2017 para empresários e sindicatos patronais em seus estados.

A chamada do projeto Associa Indústria , fruto de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae ), inclui cursos para orientar empresários sobre leis trabalhistas, fiscalização do trabalho, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, eSocial e regimes tributários. Cada federação poderá solicitar a realização de até 12 turmas, voltadas a gestores de micro e pequenas indústrias.

Além dos cursos, o Plano de Trabalho pode incluir também a participação de presidentes de sindicatos empresariais nas 15 reuniões do Intercâmbio de Lideranças Setoriais programadas, gerando troca de informações e experiências de interesse setorial.

O fortalecimento dos sindicatos empresariais, foco do Edital Avança Sindicato, também traz novidades. Das quatro oficinas oferecidas, três são novas: “Projetos para Captação de Recursos”, “Atendimento às Indústrias na Prática” e “Aprimorando a Prática em Negociação Coletiva”. Cada federação poderá solicitar até duas oficinas para realização durante o ano. O Bate-papo Sindical, ação que promove a discussão de boas práticas sindicais, passa a contar com mais um tema: comunicação e relacionamento. Outra inovação é do Avança Sindicato é o desenvolvimento do aplicativo da Rede Sindical da Indústria, que facilitará ainda mais a interação e o alinhamento entre sindicatos, federações e a CNI. O Avança também segue oferecendo apoio à implantação de sites e boletins eletrônicos, assim como à realização de planejamentos estratégicos dos sindicatos e do Encontro com Contadores.

Além das diversas ações dos projetos Associa Indústria e Avança Sindicato, o PDA também abriu prazo para as federações apresentarem propostas para de projetos inovadores para promoção do associativismo. Cada federação pode propor até dois projetos. As propostas serão analisadas tecnicamente e as que forem selecionadas contarão com apoio técnico e financeiro da CNI.

PRAZOS - As federações têm entre 23 de janeiro e 7 de fevereiro para apresentarem as propostas de Plano de Trabalho para os projetos Associa Indústria e Avança Sindicato. Já o período para formulação e inscrição de projetos inovadores é um pouco maior, encerrando-se em 17 de fevereiro. Os resultados das três frentes serão apresentados entre até o 3 de março.

Relacionadas

Leia mais

Diálogo da Rede Sindical debate impactos da nova legislação trabalhista
CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017

Comentários