Contribuição Sindical: FIEAC e SRT alertam para fim do prazo

Até dia 31 de janeiro, empresas devem recolher tributo, que é obrigatório e previsto na CLT

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), José Adriano Ribeiro – juntamente com os presidentes dos sindicatos das indústrias de Produtos Alimentares, José Luiz Felício; Confecção, Mitsuyo Nishizawa; Movelaria, Francisco Augusto Nepomucena; e Madeireira, Adelaide de Fátima Oliveira – esteve reunido em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 17 janeiro, com o superintendente regional do Trabalho, Taumaturgo Lima. Em pauta, a proximidade do fim do prazo para o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal, obrigatório para todas as empresas e previsto no artigo 580 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com Adriano, o encontro teve o propósito de buscar apoio da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) no sentido de ajudar na sensibilização dos empresários para a importância do pagamento do tributo e das sanções a que podem estar sujeitos em caso de inadimplência. “Nosso objetivo é trabalhar a consciência do empresário. E, neste caso específico, a Contribuição Sindical Patronal é uma exigência prevista em lei. Nós entendemos que isso não pode ser feito de maneira impositiva, em vista da situação difícil que o país está vivendo, mas queremos conscientizar os empresários da necessidade de fazer esse recolhimento dentro do prazo”, observa.

DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL – A finalidade da Contribuição Sindical Patronal é fortalecer o Sistema Indústria, que, desta maneira, tem condições de dar retorno de forma eficiente ao setor com ações de defesa de interesses e oferecendo, com qualidade, diversos serviços de capacitação tanto para empresários quanto para seus colaboradores. Parte desse recurso vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho, que também desenvolve ações de qualificação para a classe trabalhadora, inclusive para os que estão desempregados.

“A nossa parceria com os sindicatos se deve ao fato de que o Ministério do Trabalho tem uma agenda para, já no mês de janeiro, fazer a fiscalização dessa contribuição sindical junto às empresas. Então, queremos antecipar os empresários sobre isso para que, quando a fiscalização chegue, ele esteja em dia com o recolhimento e evite penalidades”, explica Lima.

José Luiz Felício esclarece que a contribuição reforça o apoio que as entidades sindicais e o Sistema FIEAC oferecem às empresas. “Fortalecidos, sindicatos e Sistema FIEAC, por meio das instituições SESI, SENAI e IEL, realizam eventos e desenvolvem ações com as quais os empresários podem abrir seus horizontes e ampliar suas empresas, conhecendo novos produtos e processos. Além de oferecerem capacitações e melhoria para a qualidade de vida tanto dos próprios empresários como de seus funcionários”, exemplifica. “Para os empresários, esse é um dos poucos impostos por meio dos quais podemos perceber o seu retorno, que se dá por meio dos serviços prestados pelo Sistema Indústria”, completou Adelaide de Fátima.

Relacionadas

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Associativo lança editais para federações montarem Plano de Ação de 2017
Rede Sindical da Indústria debate modernização das leis do trabalho com 1,2 mil entidades e empresas do setor
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos

Comentários