FIEAC: PDA promove curso de SST na era eSocial

A capacitação destacou os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas

Com o propósito apresentar os principais aspectos do eSocial e os impactos na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nas indústrias, por meio de abordagem teórica e atividades práticas, a FIEAC, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou nesta quarta-feira, 7 de dezembro, o curso “Como fazer gestão de SST na era do eSocial”. 

Segundo o instrutor Gustavo Werner, a principal mudança para a implantação do eSocial é a forma do repasse de informações dos empregados ao Governo Federal. "Apesar do desconhecimento inicial sobre o sistema, ele chega como um benefício para as empresas que passarão a ter mais segurança para transferir informações sobre seus funcionários para os órgãos competentes. Elas estarão blindadas em relação a problemas referentes à segurança e saúde do trabalhador”.

Werner ressaltou ainda que o eSocial, aparentemente, veio para ficar. Então, existem duas opções frente a uma lei, ou a empresa cumpre ou não, e se não cumprir, estará sujeita a sanções.

“O curso mostrou com muita clareza que temos que nos voltar também para adequar o ambiente a nossa realidade, estar preocupado com o social da empresa. Esclareci muitas dúvidas de fatos que estamos vivenciando no dia a dia da empresa e isso abriu um leque de informações para podermos tomar as decisões corretas, para não cairmos nos autos de infrações e fiscalização, porque hoje o gestor da empresa precisa trabalhar com a prevenção, que possibilita com que ele não tenha prejuízos e, acima de tudo, conscientize as pessoas com a forma correta de agir. A lei está ai para ser cumprida”, destacou a empresária Geane Queiroz.

Relacionadas

Leia mais

Empresários industriais participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras que impactam a indústria
Media Training é tema do último PDA em Campina Grande
PDA leva curso sobre SST na era do eSocial para Naviraí

Comentários