Fibra realiza Bate-Papo para incentivar sindicatos da indústria

A proposta do encontro era apresentar práticas bem sucedidas de sindicatos, relacionadas principalmente a defesa de interesses

Presidentes e executivos dos sindicatos ligados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participaram, nesta quinta-feira (1/12), do “Bate-Papo Sindical”, uma iniciativa da diretoria de Gestão de Defesa de Interesses da Casa, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). A proposta do encontro era apresentar práticas bem sucedidas de sindicatos, relacionadas a defesa de interesses, especialmente, as estratégias utilizadas pelos sindicatos para alcançar e manter benefícios fiscais que promovem a competitividade do setor.

A ação trouxe à casa os presidentes José Francisco Veloso Ribeiro e Arthur José Machado Vasconcelos, dos sindicatos Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest-MS) e das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Alagoas (Sileal-AL), respectivamente. A dupla apresentou cases referentes a redução e isenção de ICMS, em seus estados.

Além disso, estiveram na pauta dos debates temas como: legislação trabalhista; tributação; meio ambiente; internacionalização; insegurança jurídica; infraestrutura; e burocracia. A proposta do encontro era favorecer um ambiente de troca de experiências entre os representantes dos sindicatos locais, corpo técnico da Fibra e expositores.

“O PDA é muito importante para nós, presidentes de sindicatos, pois permite essa troca de informações, que é sempre muito rica. Isso é fundamental para que possamos avaliar o que estamos fazendo e o que podemos fazer para melhorar nossa gestão”, comenta a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Pereira Aires.

“O debate foi muito rico e pudemos ver como as iniciativas apresentadas fortalecem a atuação do sindicato. Entendemos que o sistema associativo será tão forte quanto for a participação e atuação do sindicato junto ao setor industrial”, pondera Amir Ben Kauss, consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), convidado para intermediar os debates durante o “Bate Papo Sindical”.

Arthur Vasconcelos defende que esta troca de experiências é uma forma dos empresários se abrirem para novas oportunidades. “Mostrei o que fizemos, a vantagem para o governo e a metodologia usada para que elas possam ser exemplo para ajudar a desenvolver os sindicatos do DF. Além disso, ouvi experiências dos outros sindicatos para que possamos amadurecer o nosso sindicato em Alagoas”, explica.

Segundo Walid Sariedine, diretor de Gestão de Defesa de Interesses da Fibra, a partir do “Bate Papo Sindical” o empresário pode começar a trabalhar novas oportunidades de geração de empregos e melhoria de renda. “Cases de sucesso fortalecem ações, ampliam e corrigem estratégias já adotadas pelas empresas atendidas pelos sindicatos, além de fortalecer a indústria local, criando um ambiente saudável para a industrialização local”, finaliza.

Relacionadas

Leia mais

Como atender fiscalização do trabalho é tema de curso do PDA
PDA lança curso sobre o eSocial

Comentários