FIETO reúne contadores em capacitação controle da produção e estoque

Livro de Registro de Controle de Produção e Estoque em versão digital, o Bloco K, passa a ser obrigatório a partir de janeiro de 2017

As normas em torno do livro de Registro de Controle de Produção e Estoque em versão digital, o Bloco K, que passa a ser utilizado de forma obrigatória a partir de janeiro de 2017 para determinados grupos de empresas, levou contadores de Palmas a participar do Encontro de Contadores realizado na noite da última quarta-feira, 24/11, pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). O contador e administrador de empresas, Claudinei Tonon, esclareceu as dúvidas sobre as exigências que passam a valer para empresas que estão enquadradas nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE), observados valores de faturamento.

Estão inclusas na classificação obrigatória a partir de 2017 empresas dos segmentos de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, alimentos, bebidas, fumo, madeira, metalurgia, entre outras. Quem buscava ampliar o aprendizado sobre o bloco K, aprovou o encontro. “Conhecimento sempre é bom e o palestrante teve muita segurança para falar da legislação vigente, internacionalização das normas e outros temas que agregaram valor para quem participou”, avaliou a contadora Leila Costa.

O palestrante falou ainda sobre as dificuldades das empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, em fazer este controle da produção e entrada e retirada de estoque de forma adequada atendendo ao que o sistema irá exigir. Uma opção apresentada por Tonon neste momento de ajuste e adaptação para evitar multas e penalidades advindas da Receita Federal foi a contratação de seguros que estão sendo oferecidos às empresas para a realização de uma análise de todos os sistemas da empresa.

O evento foi realizado por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Tocantins foi parceiro na mobilização.

Relacionadas

Leia mais

Em Pinhalzinho, FIESC capacita 41 contadores e representantes da Indústria em Bloco K do SPED fiscal
Controle do gasto público deve ser prioridade para próximo presidente do Brasil, diz Dan Ioschpe

Comentários