Empresários industriais participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras que impactam a indústria

Objetivo do curso é fornecer ao público alvo informações que facilitem o atendimento das normas, evitando possíveis autuações

Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) ofertou na última sexta-feira (30.10) curso para presidentes de sindicatos, empresários e gestores do setor industrial sobre Normas Regulamentadoras (NRs) que impactam a indústria. A finalidade do curso é fornecer ao público alvo informações que facilitem o atendimento das normas, evitando assim, possíveis autuações por parte do órgão regulador, que é o Ministério do Trabalho. O PDA é um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial, a fim de aprimorar sua atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentado do país. É desenvolvido nos Estados com apoio dos sindicatos filiados e Sebrae. 

Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Bebidas do Estado de Rondônia (Sindbebidas), Hélio Lins, ressaltou que esta é uma oportunidade para empresários buscarem uma atualização a respeito das Normas Regulamentadoras que impactam diretamente o desenvolvimento e competitividade das empresas nos mais diversos setores. “O Sistema Fiero, juntamente com o Núcleo de Atendimento à Indústria (NAI), realizam estes eventos para fornecer suporte aos industriais que carecem de apoio. Esta é uma oportunidade de fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre o tema”, falou. 

O superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, reforçou que “este é um momento para explorar os conhecimentos do consultor para tirar dúvidas sobre as NRs, que passam por um momento de reinterpretação, o que gera novos desafios e dúvidas para o empresariado na hora de atender suas especificações. Nosso objetivo é fazer com que os participantes ao final do curso, saiam com conhecimento maior sobre as Normas Regulamentadoras”, pontuou. 

O consultor da CNI e engenheiro civil com especialização em Recuperação de Áreas Degradadas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências e também em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia, Aledson Damasceno Costa, explicou durante sua apresentação que atualmente estão em vigência 35 Normas Regulamentadoras. “Cada uma possui um aspecto distinto, por isso, é importante que o empresário entenda a estrutura destas normas, seus conceitos e verificar o que é realmente preciso acompanhar. O empresário também precisa estar ciente que é essencial um apoio técnico para identificar quais são as questões relevantes das normas para evitar reclamações trabalhistas, infrações, acidentes de trabalho, entre outros impactos”, falou. 

Aledson Damasceno enfatizou ainda que o curso utiliza uma linguagem mais acessível para que o empresário compreenda melhor as informações. “Outro ponto que podemos destacar é o atendimento do Sistema Indústria quanto ao fornecimento de suporte aos industriais. A Fiero, o Sesi e o Senai são as instituições mais indicadas para fornecer este apoio técnico. Este atendimento é ofertado de forma qualitativa quanto à implantação das normas. Outra fonte importante é o site do Ministério do Trabalho onde constam todas essas informações”, explicou. 

Na ocasião, foram abordados pontos específicos de dez Normas Regulamentadoras que têm tido mais impacto em termos de autuações para a indústria, dentre elas, as NRs número 5 (CIPA); 6 (EPI); 7 (PMCSO); 9 (PPRA); 12 (Máquinas e Equipamentos); 15 (Atividades e Operações Insalubres); 16 (Atividades e Operações Perigosas); 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) e 35 (Trabalho em  Altura). 

Para o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, a participação dos empresários nas ações do PDA é fundamental, ainda mais quando são abordados temas, que transversalmente afetam a indústria. 

“Além de ofertar capacitações que ampliem os conhecimentos dos industriais, nós também aproveitamos a oportunidade para frisar que o Sistema Fiero está à disposição do setor industrial com a realização de ações que promovam a competitividade da indústria, melhoria do ambiente de negócios e divulgar as soluções oferecidas pelas entidades que atendem ao setor, como o Sesi e Senai, nas áreas de Segurança no Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida, dentre outros”, concluiu. 

Relacionadas

Leia mais

PDA lança curso sobre o eSocial
PDA realiza curso "Como evitar problemas trabalhistas?"

Comentários