Empresários são orientados sobre gestão de SST na era do eSocial

Curso foi ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho, Cláudia Pellegrinelli, que alertou os empresários sobre o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários

Com o objetivo de apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando os pontos relacionados à gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST), a FIEMG Regional Vale do Aço, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promoveu o curso “Como fazer gestão de SST na era do eSocial” para os empresários da região. 

O curso foi ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho, Cláudia Pellegrinelli, que alertou os empresários sobre o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. 

Segundo Cláudia, tudo que o eSocial exige consta na legislação existente, o que está mudando é a forma de tratar as questões dentro da empresa. “Ele está começando a relacionar, correlacionar todas as atividades e funções. O RH não vai mais trabalhar sozinho, assim como a Saúde e Segurança. O eSocial está obrigando a empresa a ter um sistema de gestão para gerenciar todas as áreas”, explicou. 

Para Lucimar Rodriges, funcionária da Emalto, a mudança é positiva. “O que o governo quer é unir as informações, e o curso vem esclarecer como essa organização deve ser feita sem gerar passivos trabalhistas. Após as adaptações, acredito que irão diminuir as burocracias para a empresa,” disse. 

O curso faz parte dos projetos do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, executado pela FIEMG em parceria com seus sindicatos (Sinpava, Sindimiva, Sindvest e Sinduscon), com a Confederação Nacional das Indústrias – CNI e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Relacionadas

Leia mais

Sindicatos promovem cursos em parceria com PDA
PDA realiza curso "Como evitar problemas trabalhistas?"
Empresários industriais participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras que impactam a indústria

Comentários