Sinduscon-RO sedia curso "Como fazer a gestão SST na era do eSocial"

Segundo o presidente do Sinduscon-RO, Emerson Fidel, “o curso fala do impacto do eSocial terá sobre o seu negócio e significa uma ótima oportunidade de aprender a fazer uma boa gestão de SST na sua indústria e evitar problemas com a chegada desse novo sistema digital”

Empresários e representantes de médias e pequenas empresas locais participam, nesta sexta-feira, 21, de mais uma capacitação realizada pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) por meio do Núcleo de Apoio à Indústria (Nai), com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.

Segundo o presidente do Sinduscon-RO, Emerson Fidel, “o curso fala do impacto do eSocial terá sobre no seu negócio e significa uma ótima oportunidade de aprender a fazer uma boa gestão de SST na sua indústria e evitar problemas com a chegada desse novo sistema digital”, argumentou.

Fidel ressalta a iniciativa do Sinduscon e da Fiero, por meio do PDA, trazer este tema para debater. “Com o eSocial, o Ministério do Trabalho e a Previdência Social vão monitorar todas as empresas com o objetivo de evitar problemas nas relações trabalhistas. Este trabalho preventivo impacta nas empresas, pois o empresário não está habituado a isso, e daí a importância desta iniciativa de informar e de capacitar. Nosso objetivo é que este material seja disseminado para outras empresas e sindicatos”, disse.

Ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gustavo Werner, a capacitação abordou vários pontos importantes, incluindo contextualização do arcabouço legal, as principais ferramentas que as empresas terão de implantar para atender os requisitos do eSocial, e aprofundar o conhecimento sobre como alimentar o que dentro do sistema, tudo sempre focado na saúde e segurança do trabalhador.

Werner ressaltou que a ideia principal é como blindar as empresas para este sistema. “O eSocial faz parte do sistema público de escrituração digital, usado por outros órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal. Ele tem interligação com a Previdência Social, Caixa Econômica, e agora vamos entrar com este módulo onde serão inseridas as questões referentes às relações trabalhistas dentro deste sistema. Daí a importância de estar sempre à frente, para que se faça um atendimento de todos os aspectos legais”, explicou.

Ainda de acordo com o ministrante, os empresários estão identificando a necessidade de fazer algumas melhorias na gestão das empresas e principalmente pensando no ambiente externo, e ao mesmo tempo adequando seu ambiente interno de produção para o atendimento a estes requisitos. “Por isso focamos na mudança desta relação entre setores nas empresas. Nas relações que teremos de melhorar na área contábil, Recursos Humanos, financeiras e área de saúde e segurança do trabalho” comentou Werner.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé destaca o pioneirismo da capacitação que acontece pela segunda vez em Porto Velho. “Esta capacitação possibilita a adoção de uma postura ativa e se antecipar em relação a questões que impactam na indústria. Desta forma é possível formar um sistema de representação mais forte e coeso, gerando um ambiente de negócios favorável” argumenta.

Thomé lembra que o PDA é um instrumento para o associativismo empresarial, e visando sempre contribuir para o crescimento das indústrias, trabalha no fornecimento de cursos para empresários.

Relacionadas

Leia mais

Empresários imperatrizenses recebem informações sobre SST na era do E-social
Empresários são orientados sobre gestão de SST na era do eSocial

Comentários