Curso destaca importância da fiscalização do trabalho

Ministrado pelo consultor da CNI Marcelo Carvalho, que possui graduação em Direito e especialização em Prática Trabalhista, o curso auxiliou os participantes na identificação das normas gerais e específicas que regulam a ação fiscal

Visando orientar os empresários industriais sobre o tema fiscalização do trabalho, tendo em vista sua importância como instrumento para o cumprimento das regras trabalhistas, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou o curso “Como atender à fiscalização do trabalho? ”, nesta quarta-feira (19/10), no edifício sede da Fibra. Trata-se de uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), direcionada a empresários do setor industrial, gestores de recursos humanos e outros profissionais. 

Ministrado pelo consultor da CNI Marcelo Carvalho, que possui graduação em Direito e especialização em Prática Trabalhista, o curso auxiliou os participantes na identificação das normas gerais e específicas que regulam a ação fiscal. O consultor ressaltou a importância do reconhecimento de autoridades competentes da fiscalização do trabalho, as funções e os limites da atuação. Destacou, ainda, a importância da gestão eficiente da empresa quanto às relações do trabalho, em especial no que se refere ao atendimento à fiscalização do trabalho. 

Ele salientou aos participantes a importância da ação coletiva, por meio dos sindicatos Patronais, e das ações realizadas pelas entidades de representação das indústrias como auxílio nos impasses do cumprimento das leis trabalhistas. “Em algumas regiões, não é tão fácil as empresas conseguirem cumprir a lei de cota, por exemplo. Então, o empresário deve procurar o sindicato ou o representante da indústria no estado, em busca de solução para o problema”, completa Carvalho. 

Recentemente contratado na empresa Multi Construtora, o analista administrativo Bruno Reis afirma que ainda não presenciou uma fiscalização no canteiro de obra em que trabalha, porém tem trabalhado de forma preventiva para evitar ações trabalhistas. “Nós temos o cuidado com as ações preventivas relacionadas à utilização Equipamento de Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletiva e à segurança e saúde no trabalho. Mas acredito que sempre temos coisas para melhorar. Hoje, no curso, tirei muitas dúvidas sobre os direitos e os processos trabalhistas”, ressalta o analista. 

O Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA 

O curso “Como atender à fiscalização do trabalho” foi promovido por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que é um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial e o associativismo. Desde 2007, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de criar um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentável do país.  No Distrito Federal, o PDA é desenvolvido pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra. 

Além de informar e capacitar os empresários, as ações do PDA também abordam temas atuais e relevantes para a rotina de produção de cada setor, como negociações coletivas, legislação empresarial, relações trabalhistas e redução de despesas. 

Outras informações no telefone 3362-6115.

Relacionadas

Leia mais

PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"
Como atender fiscalização do trabalho é tema de curso do PDA
7 hábitos das pessoas altamente saudáveis e produtivas

Comentários