Boas práticas em gestão sindical são apresentadas na FIEB

Um dos cases apresentados foi o do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran-BA), que elevou o número de associadas de 23, em 2012, para 138, em 2016

Práticas exitosas relacionadas à gestão de sindicatos foram apresentadas na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), nesta quinta-feira, 20.10, durante o Bate-papo Sindical, que reuniu presidentes e executivos de sindicatos patronais baianos para troca de experiências. Promovido pela FIEB, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). 

“Sempre defendi o desenvolvimento do associativismo como forma de termos uma Federação mais forte e coesa”, afirmou o 1º vice-presidente da FIEB, Carlos Gantois, na abertura do evento, ressaltando, ainda, a importância da troca de experiências para disseminar práticas que tornem o processo de gestão dos sindicatos mais eficaz. 

Um dos cases apresentados foi o do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran-BA), que elevou o número de associadas de 23, em 2012, para 138, em 2016. O fortalecimento do relacionamento com parceiros e empresários, a realização de reuniões itinerantes e a criação de núcleos regionais foram algumas das ações adotadas pelo sindicato que contribuíram para este resultado, de acordo com o presidente Marcos Regis Andrade. “As empresas percebem a gestão profissional do sindicato e isso tem atraído mais associados”, destacou. A experiência do Simagran-BA também foi compartilhada em outro Bate-Papo Sindical na Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), no dia 13.10. 

A profissionalização da gestão também foi o caminho adotado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (Simmmeb-SC), que também conseguiu incrementar a base de associadas. Em 2011, a entidade contava com 35 empresas associadas, número que saltou para 192, em 2016. 

Elaboração de planejamento estratégico e financeiro, além da aproximação com as empresas do setor estão entre as iniciativas adotadas pelo Simmmeb-SC. “A proximidade é fundamental. Precisamos mostrar ao empresário que o sindicato está perto para apoiar e também ressaltamos a importância da participação deles para que a engrenagem possa funcionar”, defendeu. Outra ação voltada para os empresários do setor, foi a realização de eventos sobre temas de interesse prático, como NR-12 e e-Social, por exemplo. Em 2015, o sindicato realizou mais de 50 eventos, com 2,5 mil participantes. 

O bate papo foi intermediado pelo consultor da CNI, Amir Kauss, que ressaltou a importância do compartilhamento de informações e experiências para estimular a adoção de práticas bem-sucedidas.

Relacionadas

Leia mais

Bartolomé Garcia participa de evento da Fieto sobre serviços e gestão sindicais e recebe homenagem
PDA planeja ações para 2017
IEL realiza encontro de Gestão, Negócio e Inovação, em Brasília

Comentários