FIEAC orienta empresas a prevenir problemas ambientais

A capacitação foi ministrada pelo consultor da CNI, Gustavo Henrique Medeiros, durante toda a terça-feira, 18 de outubro

Para apresentar as principais normas e procedimentos ambientais vigentes e explicar aos participantes como observá-los, incentivando-os, ao mesmo tempo, a defender uma legislação mais simples, clara e previsível, por meio da atuação coletiva via Sistema de Representação da Indústria, a FIEAC realizou, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), o curso “Como prevenir problemas ambientais?”. A capacitação foi ministrada pelo consultor da CNI, Gustavo Henrique Medeiros, durante toda a terça-feira, 18 de outubro, na Sala de Treinamento 1. 

Foram abordados temas, como “Problemas ambientais: os prejuízos são sérios”; “A legislação ambiental brasileira”; “Como obter a licença ambiental?”; “Gestão ambiental e Ecoeficiência”; “A ação da Indústria para a competitividade”. De acordo com Medeiros, o curso orienta sobre a postura do empresário com relação a se prevenir aos problemas ambientais. 

“O que é essa prevenção? É conhecer a legislação, saber onde que ele tem atuar, qual que é o órgão que ele vai procurar, como é feito o licenciamento - se é de responsabilidade do Município, Estado ou da União. A gente passa orientações para que não venham ter problema com a questão ambiental. E, principalmente, se regularizar. O que ele deve fazer para isso e poder atuar sem maiores problemas com a fiscalização”, destaca o consultor. 

Ele reforça que o estado do Acre está inserido no bioma amazônico e tem uma legislação ambiental com regras bem mais rigorosas, com a questão dos planos de manejo e do cadastro ambiental rural. “Tudo está sendo falado neste curso para que o empresário tire suas dúvidas e evite se deparar com situações que ele não saiba nem por onde começar, e saber que aqui, a Casa da Indústria, é o seu ambiente, é onde ele pode encontrar apoio, aproveitar os cursos gratuitos, fazer contatos, sindicalizar-se e se tornar mais competitivo”, argumenta. 

Para a assistente administrativa da empresa Peixes da Amazônia, Rosiane Lima da Silva, o curso foi muito esclarecedor, com informações interessantes para o setor em que trabalha. “Aprendemos sobre como agir diante de situações que possam trazer consequências para dentro da empresa. É muito importante saber o que pode ser feito, o que não pode, qual o órgão responsável para cada situação. Temos que vestir a camisa da empresa e, além disso, temos que nos conscientizar que meio-ambiente é tudo na nossa vida”, concluiu.

Relacionadas

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Associativo lança editais para federações montarem Plano de Ação de 2017
Contribuição Sindical: FIEAC e SRT alertam para fim do prazo
Conselho de Meio Ambiente debate políticas ambientais para as regiões Norte e Centro-Oeste

Comentários