Empresários participam de Curso "Como se Preparar para o Mercado Internacional" realizado pela FIEP

Empresários discorreram sobre os conceitos fundamentais da internacionalização dos negócios e puderam conhecer exemplos de empresas que adotaram a exportação como estratégia de crescimento

Na última quinta-feira, 22 de setembro, foi realizado na sede do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Paraíba – Sindipan/PB, em João Pessoa, o curso “Como se Preparar para o Mercado Internacional”. O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha do Estado da Paraíba – Sindicer/PB, João Gomes de Andrade Neto.

Empresários e representantes de empresas industriais paraibanas participaram durante oito horas do curso, ministrado pelo consultor da CNI, Luiz Roberto Oliveira que é graduado em Administração de empresas - Habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS, pós-Graduado em Relações e Negócios Internacionais pela UNISINOS e em Econegócios e Gestão Socioambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Durante a capacitação os empresários discorreram sobre os conceitos fundamentais da internacionalização dos negócios e puderam conhecer exemplos de empresas que adotaram a exportação como estratégia de crescimento.

Roberto lembrou aos presentes que existe no Brasil uma estrutura nacional que dá apoio à internacionalização. “Diversas instituições capacitam, preparam e apoiam os empresários no processo de internacionalização dos seus negócios. Temos o exemplo do MDIC, Apex, os Bancos públicos e outros organismos que incentivam os empresários brasileiros a olharem para o mercado exterior como uma grande oportunidade de negócio”, destacou.

O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SEBRAE. A iniciativa faz parte do projeto Associa Indústria, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA.

Durante todo o ano a FIEP estará desenvolvendo ações do PDA que serão divulgadas através dos sites de todos os sindicatos. Outras informações: podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5476.

Relacionadas

Leia mais

Brasil precisa inserir mais micro e pequenas empresas no mercado internacional, afirma Sarah Saldanha

Comentários