PDA prepara empresas para exigências do Fisco em 2017

As empresas com faturamento anual igual ou superior a 78 milhões de reais deverão se adequar às novas regras do novo Sistema de Escrituração Fiscal

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a parceria da FIEPA, realizou na manhã desta sexta-feira (23), na FIEPA, o Encontro de Contadores, com a palestra “SPED EFD – Bloco K – Controle da Produção e do Estoque. Voltado para contadores de empresas industriais, o encontro esclareceu sobre as exigências previstas pelo Bloco K do SPEED fiscal, exigência que entrará em vigor a partir de janeiro de 2017.

Segundo Níveson Garcia, instrutor do PDA/CNI, a implantação do Bloco K no SPED Fiscal proporcionará ao Fisco um profundo controle da produção e estoque das indústrias. “Todos os estabelecimentos industriais ou aqueles equiparados pela legislação federal, estabelecimentos atacadistas e estabelecimentos de contribuintes de outros setores, a critério do fisco, serão obrigados, a partir do ano que vem a atender essas novas exigências. Portanto todos devem estar preparados”, lembrou o profissional.

As empresas com faturamento anual igual ou superior a 78 milhões de reais deverão se adequar às novas regras do novo Sistema de Escrituração Fiscal e, partir de 2018, a exigência será obrigatória para as demais indústrias, independente do seu faturamento. O Sistema representa um enorme desafio para os contadores, que precisarão implantar procedimentos e processos que nem sempre estão presentes no modelo atual de gestão de estoques.

Embora o Bloco K seja uma excelente ferramenta de administração, na opinião de Níveson Garcia, “as indústrias, infelizmente ainda vão ter muitas dificuldades de se adequar. É uma questão cultural mesmo. Esse me parece o maior entrave”, destacou.

Ele disse ainda que acredita que a médio e longo prazo as empresas perceberão os benefícios que essa exigência traz, como a melhoria de gestão do produto, fixação do preço, controle de estoque, de produção, e como fonte de informação, para uma melhor gestão do negócio.

Diana Kaiano, tesoureira do Sindicato das Indústrias de Marcenaria do Estado do Pará - SINDMÓVEIS foi uma das participantes da palestra em Belém. Ela achou o curso excelente e elogiou bastante a didática adotada pelo instrutor. “Além de o assunto ser atual e muito importante, tanto para os contadores, como para as indústrias que vão precisar atender o fisco, com essa nova ferramenta, a didática de ensino é dinâmica e bem aplicada. Estão de parabéns pela iniciativa!”, ressaltou a participante.

A palestra está sendo realizada no país inteiro, com a finalidade de promover a aproximação com os contadores dos estados para apresentar o sistema de representação da indústria, sensibilizando-os sobre a importância de promover o adequado enquadramento sindical, e ressaltar o papel dos sindicatos da indústria nos campos da defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços.

Relacionadas

Leia mais

Bloco K entra em pauta na Fibra durante o Encontro de Contadores

Comentários