Na Semana do Contador, FIEAC traz palestra sobre desafios do Bloco K

Cerca de 70 profissionais da área participaram do encontro, que contou com a palestra sobre "SPED EFD - Bloco K - Controle de produção e estoque", que foi ministrada pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Niverson Garcia.

A 1ª semana do contador teve início na manhã desta segunda-feira, 19, durante um café da manhã no restaurante La Nona. Cerca de 70 profissionais da área participaram do encontro, que contou com a palestra sobre "SPED EFD - Bloco K - Controle de produção e estoque", que foi ministrada pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Niverson Garcia.

O Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) será implantado a partir de 2017 para controle da produção e do estoque. As mudanças necessárias para cumprir a legislação exigirão esforços conjuntos entre contadores e indústrias. Por isto, a FIEAC se mobilizou para trazer um especialista da área para apresentar as novidades aos profissionais acreanos.

Segundo o especialista no assunto, Niverson Garcia, o Bloco K representa um enorme desafio para os contadores. "Seja do ponto de vista técnico, dos requisitos necessários para sua implantação, ou do ponto de vista de relacionamento com as indústrias, que precisarão implantar procedimentos e processos que nem sempre estão presentes no modelo atual de gestão de estoques, os profissionais terão de dominar este assunto", alertou. As pesadas multas associadas a esta obrigação e a possibilidade que ela abre para que o fisco controle ainda mais o faturamento e tributos das indústrias, cria um cenário em que a participação dos contadores na discussão do tema é fundamental.

"A atuação dos contadores é fundamental para o funcionamento das indústrias. Depende deles boa parte de sua organização tributária, fiscal e de gestão de recursos humanos. Coloco a FIEAC à disposição de todos. É um prazer ser parceiro de evento como este, que promoverá uma reciclagem profissional", avaliou José Adriano Ribeiro - presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre - durante a abertura das ações da Semana do Contador.

O evento é realizado em parceria entre o CRC/AC, a Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Acre (Sescap –AC). Entre os apoiadores de todas as atividades estão o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), o governo do Estado, a Associação dos Contadores do Estado do Acre (Ascontacre), Fundação Escola do Servidor do Estado do Acre (Fespa), Senar e Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac).

Os interessados em participar das ações da 1ª Semana do Contador podem efetivar a inscrição pelo site www.crcac.org.br. As palestras são gratuitas.

Relacionadas

Leia mais

Encontro com Contadores discutiu as mudanças do Bloco K do Sped Fiscal em João Pessoa
FIETO inscreve para Encontro com Contadores em Palmas

Comentários