Relacionamento com a imprensa é tema de oficina para líderes sindicais

As dinâmicas dos veículos de comunicação e o uso da linguagem mais adequada às especificidades de cada meio – jornais, rádios, TVs e sites – também foram apresentados durante o curso

Com a finalidade de sensibilizar a equipe dos sindicatos da indústria sobre a importância do líder sindical como porta-voz do setor, foi realizada na última terça-feira, dia 20, a oficina Media Training: relacionamento com a imprensa.  A oficina é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

“Os empresários precisam compreender que os veículos de comunicação são o elo entre a organização e a sociedade e que, com eles, é possível alcançar mais pessoas”, pontuou a mestre em comunicação e cultura contemporânea pela Universidade de Brasília (UNB), Adriane Lorenzon, que ministrou a oficina.

Entre os assuntos abordados no encontro se destacaram a imagem corporativa, credibilidade e reputação corporativa; imprensa: notícia, jornalista/repórter e veículos de comunicação; Assessoria de imprensa: papel e funcionamento; e porta-voz: fonte, comunicação não verbal e dicas para falar com a imprensa.

As dinâmicas dos veículos de comunicação e o uso da linguagem mais adequada às especificidades de cada meio – jornais, rádios, TVs e sites – também foram apresentados durante o curso. “A iniciativa contribui muito, pois explica como devemos nos portar durante a entrevista e como podemos melhorar a nossa comunicação”, avaliou o presidente do Sindicato da Indústria de Alimentos no Acre (Sinpal), José Luiz Felício.

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Acre (Sindgraf), José Afonso Boaventura, considerou a oficina de utilidade no preparatório para alcançar um bom relacionamento com a imprensa. “A oficina foi proveitosa porque nos orientou a ficar mais calmos e nos deu dicas para não prolongar bastante a conversa ao mudar de assunto. Eu, particularmente, gostei muito”, comentou.

Relacionadas

Leia mais

Aplicativo da Rede Sindical facilitará comunicação entre lideranças e mobilização empresarial
Sindicatos recebem capacitação em projeto para aprimorar comunicação com as empresas
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor

Comentários