Profissionais de SST recebem orientações sobre gestão no e-social

Foram apresentados os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, com destaque para os pontos relacionados à gestão do cumprimento das obrigações do SST

A FIEPE, por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu curso "Como fazer gestão de SST na era do eSocial" para cerca de 60 profissionais ligados ao tema. A capacitação aconteceu ontem, 20/9, das 8h às 17h, na sede da FIEPE, e teve como instrutor o consultor João Carlos Victória de Araújo.

No início do programa, os participantes puderam conhecer mais sobre a importância do associativismo e de que forma a adesão das empresas ao sindicato do segmento ajuda a fortalecer a representatividade do setor. Em seguida, João Carlos começou a apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, com destaque para os pontos relacionados à gestão do cumprimento das obrigações do SST. "Tudo que é obrigação hoje em termos de Segurança e Saúde no Trabalho vai continuar quando tiver que ser incorporado ao eSocial", enfatizou o instrutor da CNI.

E o que muda no SST com o eSocial? De acordo com o consultor, a legislação continua a mesma. Já a gestão e cultura das empresas deverão passar por adequações. "Para que a empresa tenha boas práticas de SST, cinco fatores são determinantes: apoio da alta administração, adoção de perspectiva multidisciplinar, diagnóstico da situação atual, implementação de gestão de projetos e gestão de mudanças", reforçou.

Relacionadas

Comentários