Empresários se reúnem em curso sobre Internacionalização

O curso aborda como se preparar para o mercado internacional, abordando oportunidades e desafios para a internacionalização de micro e pequenas empresas industriais

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou, nesta quinta-feira (15), o curso "Como se preparar para o mercado internacional?", que visa apresentar as principais oportunidades e desafios para a internacionalização de micro e pequenas empresas industriais, além de ressaltar a importância da atuação coletiva para a criação de um ambiente favorável à expansão e à competitividade.

Voltado para empresários dos mais diversos segmentos industriais, o curso foi gratuito e ministrado pela consultora da CNI Iva Maria Beleti, que é especialista em Marketing e consultora há mais de 10 anos na área internacional, atuando no planejamento e execução de ações de internacionalização para grupos de diversos setores. Atualmente, Iva também participa dos programas “Exporta CIN” e “Prospect (CNI)”.

Durante a ação, a consultora destacou que a empresa interessada em ampliar sua atuação no mercado deve fazer uma completa análise do ambiente de negócios e dos produtos desenvolvidos. “Este é um curso básico, no qual nós apresentamos os primeiros desafios e necessidades que devem ser observados pelo empresário. Ele deve se conscientizar sobre a importância do associativismo e, ao buscar o mercado externo, criar vínculos com as Federações e sindicatos que podem auxiliar nesse processo estratégico de exportação”, explica.

Segundo Iva, o curso aborda as questões que são mais demandadas pelos empresários, como a importância de escolha do mercado alvo, a estrutura de comércio exterior no Brasil e as adaptações dos produtos para exportação. “Essas são as dúvidas mais frequentes. Mas, normalmente, os cursos recebem um público bem heterogêneo, desde empresas exportadoras até microempresários que querem iniciar o processo. Nós buscamos esclarecer todos os questionamentos e oferecemos, inclusive, orientações sobre onde encontrar informações mais específicas, como formação de preço para venda de produtos”.

Representando a empresa Zerum Tecnologia, a gerente administrativa, Geise Silva, ressaltou a importância da ação e afirmou estar bem mais segura quanto aos processos de exportação que pretendem implementar. “A Zerum tem filiais nos Estados Unidos e na Índia. Isso faz com que tenhamos interesse não apenas em exportar produtos, mas, também, em importar novas tecnologias. Nesse sentido, a palestra foi muito rica e proveitosa, pois englobou assuntos e nomenclaturas de forma bem expositiva e clara, abordando diversas facetas que, até então, não conhecíamos”, afirma.

Rede CIN e Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) 

A realização de "Como se preparar para o mercado internacional?" foi iniciativa do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN), em parceria com o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que foi desenvolvido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com o objetivo de fortalecer a representação sindical empresarial e o associativismo. Desde 2007, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de criar um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentável do país.

Para mais informações sobre o Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal, entre em contato pelo telefone 3362-6122 / 3403-0884.

Relacionadas

Leia mais

Empresários industriais participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras que impactam a indústria
Cartilhas da Rede CIN explicam temas essenciais para melhorar as suas chances no comércio exterior
TV Globo faz reportagem sobre o apoio da Rede CIN para pequenas empresas exportadoras

Comentários