Empresários imperatrizenses recebem informações sobre SST na era do E-social

A capacitação gratuita reuniu empresários, técnicos de segurança no trabalho, profissionais de RH e contadores de Imperatriz e região

IMPERATRIZ - Como a gestão de SST pode influenciar nos resultados da empresa levando em consideração a ferramentas de controle e prestação de contas do Governo Federal? O que muda no ambiente de trabalho com a chegada do E-social? Qual a necessidade das empresas se adequarem ao sistema digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas? Por que eu não posso deixar pra depois? Essas e outras perguntas foram respondidas durante o curso 'Como fazer gestão de SST na era do eSocial', realizado na quarta-feira (17), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em Imperatriz.

A capacitação gratuita reuniu empresários, técnicos de segurança no trabalho, profissionais de RH e contadores de Imperatriz e região.  O curso faz parte do Associa Indústria, projeto do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado pela FIEMA, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae). Para o vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar, a Federação busca capacitar empreendedores, com a finalidade de aumentar a competitividade das indústrias. “Levar informações aos empresários para que as indústrias tenham resultados positivos e melhorem sua gestão é o nosso principal objetivo. As capacitações ofertadas têm foco nas dúvidas e principais necessidades dos industriários”, destaca.

Durante oito horas, a consultora da CNI, Claúdia Pellegrinelli, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, com mais de 20 anos de experiência em coordenação e supervisão do desenvolvimento de atividades de SST para empresas industriais, destacou pontos relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. Além de alertar as indústrias quanto à necessidade das empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários.

“O e-social é um sistema de cobrança de tributos que vai atingir toda a sociedade, pequenas, micro-empresas, médias e grandes. É importantíssimo todos conhecerem seus princípios e funcionamento para não incorrerem em multas futuras desnecessárias. A lógica do e-social vai impactar nos sistemas de gestão adotados pelas empresas atualmente fazendo necessário integrar todas as informações a ele fornecidas”, afirma Claúdia.

A empresária de Grajaú, Zilda Fernandes, veio a Imperatriz somente para participar da capacitação. Ela conta que como esocial está em processo de implantação é importante tirar as dúvidas. “É uma excelente oportunidade de aprendizado porque tem muita coisa que a gente não sabe. E como se trata de uma tomada de decisões, é muito bom que os gestores e donos de empresas participem junto com seus funcionários, pois foi muito bem destacado que os maiores impactos do esocial serão na área de SST”.

Relacionadas

Leia mais

FIEAC: PDA promove curso de SST na era eSocial
Gestão de SST na era do eSocial entra em pauta na Fibra
6 motivos para se inscrever no curso de Relações Governamentais na Estratégia Corporativa do IEL

Comentários