FIEP/PB promove curso sobre Normas Regulamentadoras em João Pessoa

O evento é uma iniciativa da FIEP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SEBRAE e faz parte do projeto Associa Indústria, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP realizou na última quarta-feira, dia 17, o curso “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria?”, reunindo mais de 30 participantes, entre empresários e representantes de empresas industriais da cidade de João Pessoa.

O evento é uma iniciativa da FIEP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SEBRAE e faz parte do projeto Associa Indústria, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA.

O curso com duração de oito horas aconteceu na sede do Sindicato de Panificação da Paraíba (SINDIPAN/PB) e foi proferido pelo consultor da CNI Augusto Gouvêa Dourado, mestre em química e especialista em administração industrial, participou e coordenou tecnicamente a execução de manuais de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) para nove ramos industriais pelo SESI/SP.

O consultor abordou um panorama das Normas Regulamentadoras das NRs 5,6,7,9,12,15,16, 18, 24 e 35, destacando os aspectos mais fiscalizados dessas NRs e os que costumam gerar dúvidas ou interpretações ambíguas, tais como: finalidade, procedimentos para adequação, impactos financeiros do descumprimento, status da norma, dentre outros. Além de toda explanação teórica, os participantes realizaram exercícios práticos que proporcionaram a fixação do conhecimento e troca de ideias.

Dourado, explicou que as Normas Regulamentadoras (NR’s) têm o objetivo de orientar as empresas quanto aos procedimentos legais para assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores. “muitas vezes, a forma como as normas são impostas geram grandes impactos econômicos, e nem sempre podem ser absorvidas pelas indústrias, em especial às micro e pequenas empresas”.

Durante todo o ano a FIEP estará desenvolvendo ações do PDA que serão divulgadas através dos sites de todos os sindicatos. Outras informações podem ser obtidas através do número: (83) 2101-5476.

Relacionadas

Leia mais

Como atender fiscalização do trabalho é tema de curso do PDA
PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"
Segurança e Saúde no Trabalho serão tema de curso do PDA em Marabá

Comentários