Encontro de negócios aproxima fornecedores fluminenses de empresa âncora contratada pelo Comitê Olímpico

Universidade Estádio de Sá foi a compradora âncora, com demanda de aquisição em mais de mil itens

Mais de 70 fornecedores fluminenses participaram do Encontro de Negócios promovido pelo Sistema FIRJAN com empresas contratadas pelo Comitê Olímpico. O evento teve como compradora âncora a Universidade Estácio de Sá, que possui demanda de aquisição em mais de mil itens, tais como peças automotivas, produtos hospitalares e descarte de resíduos.

“Ao promover essa aproximação entre compradores e fornecedores impulsionamos o crescimento econômico no estado”, afirmou Simone Amorim, coordenadora de Desenvolvimento Sindical e Empresarial da Federação.

O encontro foi o terceiro com empresas contratadas pelo Comitê Olímpico Rio 2016, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do programa Indústria Campeã.  O projeto, resultado de uma cooperação com o Comitê Olímpico, engaja empresas brasileiras a serem fornecedoras do evento esportivo. Atualmente, cerca de 70% das companhias que fornecem para a Olimpíada são nacionais, e, desse total, 60% estão localizadas no estado do Rio.

De acordo com Marcos Verol, gerente de Suprimentos da Universidade Estácio de Sá, contratar empresas locais traz diversas vantagens para a companhia: “Temos uma demanda extensa por produtos e serviços, com 37 unidades só no estado do Rio. Nosso objetivo é ampliar o leque de fornecedores fluminenses, contribuindo para a economia local”.

Para Luciana Loyola, consultora de Vendas da Mirage Móveis Corporativos, o encontro foi uma oportunidade para se aproximar de potenciais clientes, além da compradora âncora.  “Essa é a primeira rodada de que participo e já consegui agendar uma visita em uma empresa que se interessou por nossos produtos”, disse.

Angela Alice, representante comercial da Gráfica e Editora Rio DG, destacou que iniciativas para fomentar negócios, especialmente em momentos de retração econômica, são fundamentais para as empresas do estado: “Já consegui clientes em reuniões anteriores, por isso é importante participar desses encontros de negócios, uma vez que ampliam nossas possibilidades de vendas”.

Segundo Cristiano Silva, analista de Políticas e Indústria da CNI, outras oportunidades surgirão após os Jogos com possibilidade de novos negócios, como a gestão dos resíduos que serão gerados no evento. “Vamos trabalhar os itens de saída da Olimpíada, que são materiais sólidos a serem descartados. A ideia é que o tratamento desses resíduos tenha o olhar da indústria, que pode transformá-los em matéria-prima. Contamos com a FIRJAN para nos apoiar nesse processo”, destacou.

O Encontro de Negócios aconteceu em 14 de julho, na sede do Sistema FIRJAN.

Leia a íntegra aqui.

Relacionadas

Leia mais

CNI organiza encontro de negócios no 8º Fórum Mundial da Água
SENAI participa de encontro de negócios e inovação, em Belo Horizonte
Mais uma oportunidade de ser fornecedor dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Comentários