Intercâmbio de Lideranças Setoriais fortalece integração entre sindicatos da indústria

Ação reúne líderes de 15 setores baseados em diferentes estados para possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da indústria

O Intercâmbio de Lideranças Setoriais foi criado, em 2014, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre líderes empresariais de 15 setores, baseados em diferentes estados, e possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da Indústria. Fruto de parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as federações estaduais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Intercâmbio já contou com a participação de 360 presidentes de sindicatos dos seguintes setores: alimentação, base florestal, bebidas, calçados, cerâmica, construção civil, gráfico, laticínios, metalmecânico, panificação, plástico, químico e farmacêutico, reparação automotiva, vestuário e têxtil.

Para 2016 estão previstas nove reuniões de Intercâmbio. A primeira delas, do setor de Calçados, foi realizada ontem (10/5), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e teve como anfitrião o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb/SC). A avaliação dos participantes é positiva: “O Intercâmbio é uma oportunidade única para trocar informações e experiências com outros líderes do setor”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados/MG), Jânio Lemos. “Além de discutir dificuldades comuns às indústrias calçadistas, conhecemos melhor a atuação das federações e da CNI na representação do setor e no incentivo ao associativismo”, completa.

2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Calçados

Outro resultado positivo do Intercâmbio é fortalecimento da Rede Sindical da Indústria, uma vez que as lideranças participantes são convidadas a integrar a Rede Sindical do seu setor. Segundo a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, “a formação da Rede Sindical é uma consequência natural dessa aproximação entre os sindicatos empresariais. Ao fazer parte da Rede, os líderes podem dar continuidade às discussões iniciadas no Intercâmbio, assim como abordar novos temas”.

Calendário – Além do Intercâmbio da Indústria de Calçados, o do  setor de Bebidas também acontecerá em maio, no dia 17, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Confira a seguir a programação completa.

Caso o presidente do seu sindicato tenha interesse em participar do Intercâmbio, procure a Federação das Indústrias do seu estado para mais informações.

PROGRAME-SE

17 de maio
Bebidas
Minas Gerais

29 de julho
Químico e Farmacêutico
Ceará

3 de agosto
Têxtil
Rio Grande do Norte

18 de agosto
Metalmecânico
Paraná

19 de setembro
Reparação
Minas Gerais

20 de setembro
Laticínios
Alagoas

10 de outubro
Alimentação
Paraná

21 de outubro
Panificação
São Paulo

Relacionadas

Leia mais

Sincar participa de Intercâmbio de Lideranças da Alimentação
Ceará sedia 2º intercâmbio nacional de lideranças setoriais da indústria de alimentos
Intercâmbio do PDA discute setor metalmecânico

Comentários