Condomínio otimiza funcionamento de sindicatos empresariais

Pesquisa Sindical 2014 mostrou que apenas 21,8% das entidades têm sede própria e quase 60% não têm funcionários ou contam só com um colaborador

O problema é recorrente: faltam pessoas e estrutura para a operação dos sindicatos empresariais da indústria. A Pesquisa Sindical 2014 mostrou que apenas 21,8% das entidades têm sede própria e quase 60% não têm funcionários ou contam só com um colaborador. Uma das alternativas já encontradas pelos sindicatos é compartilhar recursos, como espaço e funcionários. De acordo com a gerente de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcanti, esse movimento vem acontecendo gradualmente em vários estados. “O que vemos agora é a oportunidade de disseminar informações para conferir maior eficiência ao funcionamento dessas estruturas compartilhadas de sindicatos. Por isso iniciamos, em conjunto com as federações, o projeto Condomínio Sindical”, afirma.

O projeto, que integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), busca conhecer melhor as iniciativas já em curso, identificar práticas bem sucedidas e desenhar um modelo de condomínio sindical que possa ser utilizado como base para a implantação de novos condomínios e para a otimização dos existentes. Os resultados esperados são a melhora da capacidade dos sindicatos de representar e prestar de serviços às indústrias, assim como a redução dos custos de operação. Inicialmente, participam da experiência as federações de indústrias de Amazonas, Maranhão, Paraná, Goiás e Espírito Santo.

No Paraná, existem quatro condomínios em funcionamento. Em 2008, foi implantado o primeiro condomínio em Cascavel, e desde então a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), mediou a consolidação dos demais escritórios conjuntos, lá chamados de Casa da Indústria, em Londrina, Ponta Grossa e o mais recente em Apucarana. Até o final deste ano espera-se constituir também a Casa da Indústria em Guarapuava e Francisco Beltrão, e no próximo exercício a implantação em Curitiba que contará com uma proposta amparada no tripé da sustentabilidade.   Somando assim, aproximadamente 27 sindicatos industriais atendidos pelo modelo de condomínio sindical, dos 100 sindicatos patronais filiados à FIEP.

A gerente de Relações Sindicais e Coordenadorias da FIEP, Maria Aparecida Lopes, explica que sindicatos de setores industriais diferentes coabitam o espaço. Em Londrina e Cascavel, por exemplo, os condomínios são formados por 04 e 03 sindicatos respectivamente. Os representantes recebem orientações, detalhadas no regimento do condomínio, sobre como estruturar a partilha das obrigações.

“A partir de março de 2015 o projeto Casa da Indústria passou por reestruturações do ponto de vista físico, estratégico e gerencial, onde buscamos estabelecer ferramentas gerenciais, como a implantação do CRM – Sistema de Relacionamento com o Cliente, regime de condomínio e plano de trabalho. Há, por exemplo, a criação de um fundo de reserva para manutenção do espaço, a definição de execução de processos e o rateamento dos custos, com resultados sendo mensurados. A proposta é que os sindicatos funcionem com mais qualidade fortalecendo a sua gestão", afirma Maria Aparecida. Além disso, fica mais fácil a organização de eventos e disponibilidades de serviços comuns, como cursos do PDA, dirigidos a indústrias de todos os setores, estimulando o associativismo e seu crescimento, proporcionando visibilidade às atividades realizadas pelos setores que às representam.

Casa da Indústria, em Apucarana (PR): sindicatos de três setores funcionam melhor juntos

Relacionadas

Leia mais

Projeto da CNI ajuda a aperfeiçoar condomínios sindicais
FIEP assina acordo para promoção do desenvolvimento sustentável na Paraíba
FIEP promove bate-papo sindical com lideranças sindicais

Comentários