Intercâmbio entre líderes sindicais fortalece setores

Realizado no âmbito do projeto Associa Indústria, parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)

A decisão de criar o Intercâmbio de Lideranças Setoriais surgiu em 2013, dentro da Rede de Desenvolvimento Associativo (RDA), como uma maneira de estreitar o relacionamento entre presidentes de sindicatos empresariais dos mesmos setores, baseados em estados diferentes, e possibilitar a discussão dos desafios de competitividade da indústria. Realizado no âmbito do projeto Associa Indústria, parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), o Intercâmbio envolve 16 setores industriais nos quais a participação de indústrias de micro e pequeno porte é significativa.

Ao longo de 2014, o Intercâmbio promoveu a interação entre líderes de 11 setores: gráfico, vestuário, móveis, madeira, construção civil, cerâmica, metalmecânico, plástico, químico e farmacêutico, panificação e alimentação. Em 2015 serão 12 encontros: a primeira rodada de Intercâmbio de cinco setores – reparação automotiva, laticínios, calçados, bebidas e têxtil – e segunda rodada de sete setores, já como desdobramento do encontro anterior (ver calendário).

1ª reunião Laticínios

O calendário do Intercâmbio 2015 foi aberto em abril, mês em que aconteceram as reuniões dos setores de vestuário e reparação automotiva, sediadas nas federações de indústria de Minas Gerais e do Maranhão. No mês de maio, foi a vez das federações da Bahia e do Rio Grande do Sul receberem, respectivamente, lideranças das indústrias de laticínios e calçados. "O intercâmbio veio para ajudar a melhorar o trabalho nos nossos sindicatos, oferecer novos aprendizados e ampliar o relacionamento", acredita o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), João Lúcio Carneiro.

Na perspectiva da gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, aumentar o nível de articulação entre os sindicatos significa melhorar a qualidade da representação empresarial do setor. “Indústrias dos mesmos setores, mesmo operando em regiões diferentes, frequentemente enfrentam os mesmos desafios. Os encontros, então, se tornam a ocasião ideal não apenas para buscar soluções comuns, como para partilhar iniciativas que deram certo”.

2ª reunião Vestuário

A visão dela é partilhada pela presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção do Pará (Sindusroupa-PA), Rita Arêas. "É extremamente positivo e produtivo. Cada presidente de sindicato sai renovado e com embasamento real para atuar com mudanças positivas e criativas para o fortalecimento do setor", afirma. Ela era uma dos 41 líderes sindicais de 19 estados que se reuniram na capital mineira, Belo Horizonte, no primeiro intercâmbio do ano.

Calendário - Em junho, acontecem dois encontros. No dia 9, líderes de sindicatos de bebidas participaram de evento no Rio de Janeiro. O Paraná, por sua vez, será o destino de representantes da indústria da madeira.

Caso seu sindicato tenha interesse em participar do Intercâmbio, procure a Federação das Indústrias do seu estado para mais informações.

Programe-se:
29 de junho
Madeira
Paraná

23 de julho
Plástico
Santa Catarina

27 de agosto
Móveis
Minas Gerais

15 de setembro
Construção
Amazonas

18 de setembro
Gráfico
São Paulo

15 de outubro
Cerâmica
Mato Grosso

21 de outubro
Têxtil
Paraíba

Relacionadas

Leia mais

Confiança do consumidor cai pelo segundo mês consecutivo, informa CNI
CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor

Comentários