Dia do Empresário da Indústria do Recife foi comemorado na FIEPE com palestra sobre produtividade

A ação promovida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo foi realizada em parceria entre a FIEPE, sindicatos e o SEBRAE/PE

Jorge Arbache, economista com longa experiência na área governamental, no setor privado, em organizações internacionais e atualmente professor de economia da Universidade de Brasília foi o convidado para uma conversa sobre produtividade, dia 19 de maio, ocasião em que FIEPE comemorou o dia do empresário da indústria. A ação promovida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo foi realizada em parceria entre a FIEPE, sindicatos e o SEBRAE/PE. 

Industrias de segmentos diversos, diretores da FIEPE e dirigentes de sindicatos assistiram atentamente a explanação para em seguida debaterem sobre produtividade, assunto que atualmente faz parte da agenda de discussões no Brasil. “Seja em razão da profunda mudança demográfica, do esgotamento das fontes tradicionais de financiamento, o país terá que encontrar novos meios para crescer, o que passará, necessariamente, pelo aumento da eficiência e da produtividade. Fazer mais com o mesmo, mas num contexto de crescente integração à economia internacional e competição entre os países”, resumiu Arbache. 

Cientes de que a taxa de crescimento da produtividade no Brasil está estagnada, os participantes concordaram quando o palestrante da CNI explicou que será preciso repensar a forma de encarar as soluções diante dos crescentes desafios de competitividade. A palestra discutiu com ênfase a produtividade para a indústria, que já não pode ser medida como antes. Para mostrar como é possível aumentá-la, Arbache elegeu como desafios a redução de custos; treinamento, parceiros e gestão de tecnologia; diferenciação de produtos resultantes de investimento em inovação; internacionalização e agregação de serviços aos produtos, além de visão a longo prazo. “Produtividade é uma variável de resultado e não de causa, é um processo que exige paciência, perseverança estratégia e coordenação de esforços” finalizou.

Relacionadas

Comentários