União sindical amplia defesa de interesses, acredita dirigente do Sinplast/RS

Com 25 anos de experiência no setor de plásticos, o gaúcho conversou com o Portal da Indústria sobre o papel das entidades de representação do setor produtivo no enfrentamento de desafios conjuntos

Há três anos à frente do Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS), Edilson Luiz Deitos vê na produtividade e na coesão empresarial os principais instrumentos para passar pelas turbulências previstas para 2015. "Os desafios são gestão do caixa, busca constante de melhoria de índices de eficiência produtiva e redução de custos", acredita Deitos. 

Com 25 anos de experiência no setor de plásticos, onde comanda uma empresa com 160 funcionários, o gaúcho conversou com o Portal da Indústria sobre o papel das entidades de representação do setor produtivo no enfrentamento de desafios conjuntos. Confira a seguir: 

Portal da Indústria – Sabemos que 2015 será um ano difícil para o Brasil, principalmente para a indústria.  Na sua opinião, quais são os principais desafios para o setor plástico?


Edilson Luiz Deitos – Devido à abrangência de setores atendidos pela indústria de transformação do plástico, alguns setores vão apresentar desaceleração mais acentuada, como fornecedores para o setor automotivo, bens duráveis e construção civil. Já setores voltados para o consumo popular, como alimentos, manterão índices estáveis com relação a 2014. Os desafios são gestão do caixa, busca constante de melhoria de índices de eficiência produtiva e redução de custos. 

Portal da Indústria –  Qual é o papel do sindicato em um momento como esse? Como o SINPLAST/RS atua junto às empresas para minimizar os impactos da crise?


Edilson Luiz Deitos – Ao longo dos anos, o Sinplast capacitou empresários e colaboradores em cursos de gestão empresarial, qualidade, inovação, eficiência energética, acompanhamento da legislação tributária, trabalhistas e NRs e indicadores de desempenho. Essa formação deve contribuir para que as empresas enfrentem cenários menos favoráveis.


Portal da Indústria –  De que forma a articulação entre o Sinplast, a FIERGS, a ABIPLAST e a CNI pode contribuir para o fortalecimento do setor?


Edilson Luiz Deitos – O Sinplast, em seu mapa estratégico, prevê atuação ativa junto a FIERGS e Abiplast, onde integrantes da Diretoria participam de comitês das entidades, mantendo o Sinplast e seus filiados atualizados sobre  os pleitos federais e estaduais e também sobre o andamento das proposições de leis e decretos que possam interferir nos resultados do setor. A sintonia entre as entidades é muito importante, pois, ao mesmo tempo em que soma esforço, aumenta nossa capacidade de defender os interesses da indústria em múltiplas frentes. 

Portal da Indústria – Em 2014, Porto Alegre sediou a primeira reunião do Intercâmbio de Lideranças do Setor Plástico, uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), parceria entre a CNI e federações de indústria. Na ocasião, o SINPLAST/RS recebeu presidentes de sindicatos da indústria do plástico de 14 estados. Como o senhor enxerga a aproximação entre os sindicatos do setor? Qual é a importância de iniciativas como essa?


Edilson Luiz Deitos – O encontro foi particularmente importante para alinhar as demandas e prioridades do setor, por meio da troca de experiências em práticas de gestão sindical e associativismo. A iniciativa aproxima sindicatos, federações e CNI. Isso é muito positivo.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Diálogo da Rede Sindical debate impactos da nova legislação trabalhista

Comentários