Torneio de Robótica mostra como será a aprendizagem no futuro

Times são formados por estudantes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares

Com o desafio de apresentar novas formas de aprendizagem, quase 700 estudantes de vários estados participam da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Brasília. A competição será realizada de 13 a 15 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada aberta ao público. O Torneio reunirá as 60 melhores equipes do país, que garantiram vaga nas seletivas regionais. Os times são formados por estudantes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares.

A temporada 2014/2015, denominada FLL WORLD CLASS, desafia os competidores e desenvolver propostas para a aprendizagem no futuro e fazer com que a busca pelo conhecimento seja mais instigante e criativa. Cada equipe escolheu um tema e apresentou uma solução inovadora para aperfeiçoar o aprendizado. São ideias que podem sair do papel e virar realidade, por exemplo, dentro da própria escola.

Durante os três dias de competição, as equipes serão avaliadas em quatro critérios:

  • Design de robô: Os próprios alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e depois apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida.
  • Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio. Soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas.
  • Core values: os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Essa é a única categoria eliminatória.
  • Desafio do robô: são três partidas de 2min30 para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

A equipe vencedora do Torneio Nacional de Robótica poderá participar do World Festival, evento mundial de FLL que ocorrerá em Saint Louis, nos Estados Unidos, com as melhores equipes de robótica do mundo.

Relacionadas

Leia mais

Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
Robôs de Lego entram em ação no maior torneio de robótica do Brasil
VÍDEO: Veja como os projetos de robótica estimulam estudantes de São Paulo, DF e Pará

Comentários