Indústria paga fatura "extra" por ajuste no setor elétrico

Uma emenda à MP 656, medida provisória aprovada no Congresso Nacional em dezembro, permitiria a renovação do contrato até 2042

A indústria deverá pagar uma fatura "extra" com o ajuste desencadeado no setor elétrico. Fábricas instaladas na região Nordeste serão especialmente afetadas. O Ministério de Minas e Energia sugeriu à presidente Dilma Rousseff vetar a extensão de um contrato, que expira em junho, pelo qual a estatal Chesf fornece energia abaixo dos preços de mercado para indústrias eletrointensivas com operações na Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Uma emenda à MP 656, medida provisória aprovada no Congresso Nacional em dezembro, permitiria a renovação do contrato até 2042. Firmado há mais de três décadas, esse contrato abastece um conjunto de 13 unidades industriais, que compram energia a R$ 110 por megawatt-hora. Vale, Gerdau, Braskem e Dow estão entre as beneficiadas atualmente. Pelas condições atuais de mercado, elas teriam que desembolsar até três vezes mais para repor a energia barata da Chesf.

Leia a íntegra no link: http://www.valor.com.br/brasil/3858724/industria-paga-fatura-extra-por-ajuste-no-setor-eletrico

Relacionadas

Leia mais

Indústria química reduz consumo de energia e água
Custos industriais sobem puxados por despesas com impostos, energia e pessoal
VÍDEO: Instituto SENAI de Inovação em Biomassa atua nas áreas de energia e biotecnologia industrial

Comentários