Fortalecimento dos Sindicatos

Entre as ações do PDA, destacam-se cursos destinados aos empresários, que abordam temas relevantes para a indústria

Com mais de 50 ações realizadas em Salvador e em cidades-polo do interior baiano em 2014, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) tem contribuído para o fortalecimento dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Trata-se de uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), iniciada em 2006, para dar maior suporte aos sindicatos industriais de todo o país.

Desde o ano passado o programa se divide em duas vertentes: Associa Indústria, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), voltado para a ampliação da base sindical; e Avança Sindicato, que tem como objetivo o fortalecimento da gestão dos sindicatos.

As primeiras ações do PDA foram cursos para gestores sindicais. Com o tempo, observou-se a necessidade de ampliar o escopo, incluindo capacitações para executivos e empresários (de organizações associadas e não associadas). Em 2014, a FIEB promoveu 36 cursos, nas três modalidades, em todo o Estado.

Esse crescimento no número de ações, desde o ano passado, foi fruto da parceria firmada com o Sebrae, que permitiu a realização das capacitações também no interior do estado. Outro apoio fundamental foi do Centro das Indústrias da Bahia (CIEB). “Com o apoio do CIEB conseguimos mobilizar mais os empresários e ganhamos mais força”, ressalta a gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez.

Os cursos destinados aos empresários abordam temas relevantes para a indústria – como relações trabalhistas e custo da energia elétrica – e atendem demandas apontadas pelos participantes.  Para 2015, dois novos temas serão incorporados ao portfólio: Como lidar com as NRs que mais impactam na indústria? e Como preparar sua indústria para o mercado internacional?, este último, realizado em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEB).

Mais de 500 pessoas participaram das capacitações promovidas pela FIEB em 2014. Entre elas, está o presidente do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras), Wilson Andrade, além de executivos do sindicato. “Os cases de sucesso discutidos nos ajudam a refletir melhor e contribuem para a tomada de decisões. Além disso, o programa estimula a troca de experiência e a cooperação entre os sindicatos”, avalia Andrade.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Outra ação do PDA é a elaboração do planejamento estratégico dos sindicatos, que visa construir uma política de gestão a longo prazo, com a definição de direcionadores, como missão, visão, valores, objetivos estratégicos e plano de ação. Neste ano, foram elaborados 10 planejamentos. Um deles foi o do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado da Bahia (Sinprocim). “É uma importante ferramenta que auxilia no acompanhamento das ações propositivas, contribuindo para a ampliação da base de associados, com o fortalecimento do sindicato e empresas do segmento”, avalia o presidente do Sinprocim, José Carlos Telles Soares.

INTERCÂMBIO

Uma novidade realizada em 2014 foi o Intercâmbio de Lideranças Sindicais, promovido pela CNI, em parceria com as Federações. Os encontros têm o objetivo de fomentar a troca de experiências de gestão entre os presidentes de sindicatos, além de discutir temas como negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços. Neste ano, foram realizados encontros de lideranças dos segmentos industriais de vestuário, cerâmica, metal-mecânico, químico e farmacêutico, alimentos e construção civil.

OUTRAS INICIATIVAS

Para 2015, o PDA ampliará as ações na Bahia. Uma delas é o Dia do Empresário da Indústria, que vai mobilizar empresários da indústria, especialmente no interior do estado, para a importância do associativismo. O evento será realizado nas cidades-polo das regiões do Programa de Interiorização do Sistema FIEB.

Também no próximo ano, os sindicatos filiados à FIEB vão contar com o Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria, ferramenta de business intelligence, que permitirá que os sindicatos tenham acesso a informações sobre arrecadação, representação e negociações coletivas, por exemplo. Os dados serão apresentados em forma de painéis e auxiliarão os sindicatos na definição e acompanhamento de estratégias.

Outra novidade é o Portal dos Sindicatos, que vai reunir informações do universo dos sindicatos industriais da Bahia. A ferramenta permitirá que os sindicatos tenham acesso às informações relevantes e serviços prestados pelo Sistema FIEB, a exemplo de assessoria jurídica online.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor

Comentários