Empresários participam de curso sobre fiscalização do trabalho

O curso foi ministrado pelo advogado trabalhista Eduardo Pastore

Empresários e representantes de indústrias alagoanas participaram do curso “Como atender à fiscalização do trabalho?”, realizado nos dias 12 a 13 de novembro, em Maceió, e 3 de dezembro no município de Arapiraca. O curso foi ministrado pelo advogado trabalhista Eduardo Pastore. O evento é parte do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O curso teve como objetivo apresentar o conjunto de normas, procedimentos e documentos relacionados à fiscalização trabalhista, chamando a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da Indústria e estimulando a ação coletiva.

“A partir desse curso, os empresários e micro empreendedores entendem o sentido real da legislação, através da troca de ideias já vivenciadas por alguns participantes ao longo dos dois dias de apresentação. O intercâmbio de ideias auxilia não somente no entendimento da lei como na interação e formulação de novos contatos”, afirmou Eduardo Pastore, consultor da CNI, responsável por ministrar o curso.

Dividido em duas partes, o curso inicialmente foi ministrado na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), no bairro do Farol. No dia 11 de novembro, os ouvintes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas referentes às características da fiscalização do trabalho, previsão legal, ação fiscal dos procuradores do Ministério Público, entre outros tópicos.

Na manhã seguinte, já no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no Farol, as explicações pertinentes à legislação trabalhista continuaram e os visitantes finalizaram a cerimônia com conteúdos relacionados à Norma Regulamentadora de STT e Ação da Indústria para a Competitividade. Os empresários perceberam ainda como alguns aspectos de normas e procedimentos da fiscalização do trabalho impactam a competitividade da indústria, e como eles podem agir coletivamente.

Para o empresário e engenheiro ambiental Douglas de Andrade, a experiência do curso foi um divisor de águas para o trabalho que desenvolve em Maceió. “Gostei muito de estar presente nas palestras, o tema foi bem direcionado e explanado milimetricamente para cada participante. Atividades como essa só vêm acrescentar ao setor industrial do estado”, relatou.

Em Arapiraca, o empresário Osmario agradeceu ao sindicato pela oportunidade de renovar seus conhecimentos na área trabalhista. “Estou aproveitando muito o evento, a partir dessas explicações todos nós estaremos preparados para uma futura inspeção em nossas empresas”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Empresários participam de Curso "Como se Preparar para o Mercado Internacional" realizado pela FIEP
Empresários participam de curso sobre redução da tarifa de energia elétrica

Comentários