Somar forças. Multiplicar resultados. Programa de Desenvolvimento Associativo
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

28/11/2014

Executivos sindicais trocam experiências em mesa-redonda

Publicada em 28/11/2014 pelo site da FIEB.

 

Executivos de sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), participaram, nesta quarta-feira (26), na sede da entidade, de uma mesa-redonda com o tema Gestão sindical: Como alavancar a gestão do sindicato?. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Gerência de Relações Governamentais e Sindicais da FIEB, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
O evento possibilitou a troca de experiências entre técnicos, executivos e analistas da área sindical da Federação, com a apresentação de estratégias bem sucedidas utilizadas por executivos de dois sindicatos.
 
As boas práticas do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau e Promerode (SIMMMEB),  foram apresentadas durante o encontro como um exemplo nesse sentido. De acordo o executivo do sindicato, Maurício Rossa, é preciso prestar um bom serviço e estar próximo da indústria para conhecê-la, entendê-la e ter condições de atender as demandas ou dar encaminhamento a elas. Com a promoção de eventos e ações de qualificação, o sindicato elevou significativamente o quadro de associados nos últimos anos.
 
Convidado para compartilhar as experiências do Sindicato da Indústria e Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (SIMAGRAN-BA), o executivo da entidade, Bruno Reis, falou sobre as estratégias que levaram o sindicato a elevar de 23 para 120 empresas associadas em três anos. O fortalecimento do relacionamento com parceiros, visitação às empresas do interior e intensas ações de comunicação para divulgação da marca do sindicato foram algumas delas. Ele chamou a atenção para a importância das ações de relacionamento com os empresários e reforçou que é preciso prestar um bom serviço e estar próximo do associado. "Nossa preocupação é ir até a indústria e verificar a real necessidade dos empresários para atendê-los de alguma forma", afirmou. Bruno Reis foi também o executivo convidado a compartilhar as boas práticas na mesa-redonda realizada, como mesmo tema, pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, no dia 20 de novembro.
 
O consultor da CNI, Márcio França, que mediou a mesa, em Salvador, destacou a importância da iniciativa, em trazer para discussão as experiências de quem está no dia a dia do sindicato. “São em eventos como esses que observamos os exemplos a serem seguidos”, comentou.


Últimas notícias
Mais lidas
13/01/2015 NR 12 - Instrumento de prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos. Mesmo em vigor, indústrias pedem mais tempo para cumprir a norma As máquinas do parque industrial do País ainda não estão em dia com a última versão da NR12. A revisão da norma, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, foi necessária por causa das novas tecnologias incorporadas aos maquinários.
14/02/2015 NR 36 trouxe melhorias para as condições de trabalho em frigorífico O segmento frigorífico tem sido um grande impulsionador da economia brasileira no atual momento, gerando milhares de empregos e ampliando a renda em diversas regiões do país. O recente marco regulatório de Segurança e Saúde do Trabalho (NR-36) específico para o setor trouxe outro importante avanço para empresas e seus trabalhadores: A melhoria das condições de trabalho.
09/06/2014 Processo eletrônico aumentou participação em eleições sindicais O Sistema Eletrônico de Eleições Sindicais foi desenvolvido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) por meio de uma parceria entre o Departamento de Assistência Sindical e a equipe de Tecnologia da Informação (TI) em 2012. O processo já foi adotado por sindicatos das regiões Oeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Curitiba e região metropolitana. A adoção da votação eletrônica resultou na participação média de 92% dos associados.
10/07/2014 CNI oferece 47 mil vagas gratuitas para capacitação de empresários Os cursos, que dão orientações sobre temas como tributação, relações trabalhistas, fiscalização, meio ambiente e economia nas tarifas de energia elétrica, estão disponíveis em todo o Brasil neste ano e em 2015
Enquete
Qual é a importância do planejamento estratégico para o seu sindicato?