Presidentes de sindicatos de Minas discutem como atrair e manter associados

Mesa-redonda foi conduzida por Oscar Rache Ferreira, consultor da CNI

Presidentes dos sindicatos do Estado de Minas Gerais participaram no dia 17/9, em Belo Horizonte, da mesa redonda que discutiu como atrair e manter associados. O evento integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelas Federações. Durante o encontro, comandado pelo consultor da CNI, Oscar Rache Ferreira, foram compartilhados desafios e as boas práticas para superá-los.

Também participaram da mesa o presidente do Sindicato e Associação Mineira de Panificação (Amipão), José Batista; e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará, Ricard Silveira. Eles discutiram como lidar com a competitividade na indústria brasileira e como atuar ao representar as indústrias.

Para o consultor da CNI, Oscar Rache Ferreira, essa troca de experiências é importante e funciona como estímulo para quem participa. “As empresas estão cada vez mais competitivas. É preciso que os sindicatos sejam fortes e que consigam melhorar o ambiente de negócios”, afirmou.

Entre os principais pontos abordados estão a consultoria trabalhista, convênios com empresas médicas a associados e futuros associados, atividades do Sistema Fiemg e consultorias técnicas. "Identificar novas tecnologias e agregar valores com novos processos e parceiros é uma meta para nós", disse José Batista, da Amipão.

Relacionadas

Leia mais

FIEMG busca investimentos japoneses para recuperação do Rio Doce
FIEMG esclarece em curso como evitar problemas trabalhistas
FIEMG capacita empresários sobre negociação coletiva

Comentários