FIEAC encerra ciclo de capacitações do PDA para sindicatos

Para finalizar o ciclo de 2014, nesta quinta-feira, 13 de novembro, a FIEAC realizou o curso de “Gestão do Relacionamento com as Empresas”, para executivos dos sindicatos, pela manhã, e a palestra “Comunicação e Relacionamento com as Empresas”, para líderes sindicais, no período da tarde

Cursos, palestras, treinamentos e intercâmbios em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá com vistas a capacitar empresários, presidentes e executivos dos sindicatos da indústria acreana foram desenvolvidos ao longo do ano pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a FIEAC tem por objetivo apoiar e estimular o fortalecimento da representação sindical empresarial.

De acordo com a gestora do PDA no Acre, Núbia Rocha, o programa, atualmente, está estruturado em dois grandes projetos: Avança Sindicato e Associa Indústria, sendo este último, ainda, uma parceria entre CNI e Sebrae Nacional, a fim de contemplar a oferta de iniciativas de capacitação (cursos) e de mobilização (eventos) voltadas às micro e pequenas empresas do setor industrial.

“Já o projeto Avança Sindicato visa orientar e prover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos; desenvolver nos líderes e executivos de sindicatos competências necessárias para uma gestão sindical eficiente e aprimorar a comunicação e o relacionamento do sindicato com a base empresarial”, explica Núbia.

O Intercâmbio de Lideranças Sindicais, por sua vez, promoveu reuniões técnicas focadas na priorização de questões de interesse dos setores contemplados (móveis, alimentos, confecção e construção civil) e da disseminação de resultados das reuniões que os empresários do setor possam atuar de forma articulada.

Segundo o consultor de empresas da CNI, Alberto Gaspar, que ministrou o curso “Gestão de Procedimentos Sindicais” no último mês, a chave para um sistema de gestão sindical eficaz é o associativismo. “A CNI trabalha em cima desse modelo e nós estamos sempre estimulando os sindicatos a seguirem nessa estratégia. Quanto mais empresas associadas melhor será a representação do sindicato”.

INTERIOR – Ao longo do ano, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, o PDA realizou os cursos “Como evitar problemas trabalhistas?”; “Como pagar menos tributos?”; e “Como atender a fiscalização do trabalho?”. Pelo Associa Indústria, os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá foram contemplados com o evento “Dia do Empresário da Indústria”.

“Realizar o Dia do Empresário da Indústria no interior visou estimular o associativismo, promover a integração dos empresários da capital e do interior, e, especialmente, apresentar aos empresários o papel dos sindicatos e da FIEAC como instituições de representação e defesa de interesses e da indústria”, frisou Carlos Sasai, presidente da FIEAC.

Pelo menos um evento por mês foi realizado no Estado, sempre com participação maciça de representantes sindicais e empresas filiadas. Para finalizar o ciclo de 2014, nesta quinta-feira, 13 de novembro, a FIEAC realizou o curso de “Gestão do Relacionamento com as Empresas”, para executivos dos sindicatos, pela manhã, e a palestra “Comunicação e Relacionamento com as Empresas”, para líderes sindicais, no período da tarde. O instrutor Marcelo Minutti, consultor da CNI, discorreu sobre a importância de elaboração do Plano de Comunicação do Sindicato, ressaltando que a comunicação e o relacionamento com as empresas são requisitos estratégicos para a superação dos desafios do sindicato.

“Os projetos e eventos do PDA têm cumprido seu propósito além das nossas expectativas. Absorvemos as grandes orientações e as passamos com mais firmeza para os nossos associados. O resultado tem sido bastante positivo, nossos associados estão bem mais animados”, avaliou Abraão Figueiredo, presidente do Sindicato da Indústria de Confecção e Correlatas do Estado do Acre (Sincon/AC).

Relacionadas

Leia mais

Contribuição Sindical: FIEAC e SRT alertam para fim do prazo
FIEAC orienta empresas a prevenir problemas ambientais
FIEAC orienta empresas a como atender a fiscalização do trabalho

Comentários