SINDPAN Ceará apresenta mais de 30 boas práticas de gestão durante encontro do PDA com lideranças

Esse foi o primeiro encontro do gênero, visando a troca de experiência e a discussão de questões essenciais aos setores econômicos industriais

O setor da Panificação no Ceará emprega 36 mil pessoas, está presente nos 184 municípios cearenses e atende um milhão de clientes por dia. Cerca de 96% dos estabelecimentos comerciais são microempresas e as padarias são grandes contribuintes do ICMS no Estado. Os fabricantes de pães e derivados possuem números robustos e querem cada vez mais fortalecer a união empresarial.
Em 6 anos, durante a atual gestão do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan), o número de associados aumentou de 120 para 320.

Esse aumento deve-se a adoção de mais de 30 boas práticas de gestão do setor, apresentadas pelo presidente do Sindpan Ceará, Lauro Martins, durante o encontro de Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Panificação, nesta terça-feira, dia 12 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Esse foi o primeiro encontro do gênero, do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Ceará, visando a troca de experiência e a discussão de questões essenciais aos setores econômicos industriais. Estiveram presentes 21 presidentes de Sindicatos da Panificação pelo Brasil. O presidente da FIEC, Jorge Alberto Studart, e o vice-presidente, Alexandre Pereira, participaram da abertura da reunião.

As boas práticas de gestão foram exibidas como ações do SINDPAN-CE realizadas até 2014 e, recentemente, apresentadas ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Jorge Alberto Studart.
Entre os destaques de sucesso em boas práticas, estão o Instituto Pão, Educação e Arte, Escritório Regional no Cariri; Central de Negócios; Central de Produção em Unidade Prisional em Itaitinga; Revista; TV Pão; Ferramenta para tour virtual nas padarias; Agentes de Negócios; site; serviços jurídicos e de RH; campanhas promocionais em jornais impressos; Kit Copa do Mundo e São João; Sacos de Pão com mídia; FestPan 2014; missões empresariais; banco de dados do setor, Cariri Pão 2014; Padaria Modelo na Feira do Empreendedor, Ceará Pão 2014; Projetos com o Sebrae e parceias externas e institucionais.

O presidente do SINDPAN Ceará, Lauro Martins, considerou o encontro produtivo. “Com boas ações e práticas feitas pelo Sindicato, eu fortaleço o negócio e acabo atraindo novos associados que trazem contribuições”, constatou. Agradeceu a FIEC e a CNI pela realização do encontro e disse que se sente animado em receber os presidentes dos Sindicatos de Panificação pelo país.

Após a apresentação das boas práticas de gestão do setor da panificação no Ceará, os presidentes dos sindicatos da panificação dividiram-se em quatro grupos para debater os desafios indicados em uma pesquisa online respondida por associados pelo Brasil, com temas ligados a “ Gestão Sindical”, “ Defesa de Interesses”, “ Negociação Coletiva” e “ Serviços aos Associados”.
Foram ampliados os debates sobre assuntos como a mobilização de empresas para o associativismo, recursos humanos, tributação, legislação trabalhista, burocracia, infraestrutura, segurança jurídica, formação de negociadores, índices de reajustes salariais, monitoramento de demanda, identificação de necessidades de associados e parcerias, dentre outros.
Da discussão, foi elaborada uma lista dos desafios prioritários do setor. Também serão construídas propostas de solução para as questões apontadas. Tudo será consolidado em um documento que será entregue os participantes da reunião até o dia 18 de novembro.

Relacionadas

Leia mais

FIEC apresenta novo Siga aos representantes dos sindicatos

Comentários