PDA promove palestra Negociação Coletiva

Objetivo foi promover a troca de experiências de gestão entre os presidentes e executivos de sindicatos

Em uma iniciativa do Programa do Desenvolvimento do Associativismo (PDA), numa parceria CNI e FIEMG, foi realizada no dia 22/10, na antiga da FIEMG, a palestra Negociação Coletiva. Seu objetivo foi promover a troca de experiências de gestão entre os presidentes e executivos de sindicatos, nos campos de gestão sindical e defesa de interesses. 

O palestrante foi Marcelo Lomelino: bacharel em direito pela PUC/SP, trabalhou em escritórios de grande porte, como o Demarest e Almeida e atuou em departamentos jurídicos como no Sesc/Senac e Ultragaz. Como RH atuou em diversas empresas, como Grupo Ultra, Magneti Marelli/Fiat, Grupo Votorantim, Pepsico. Em sua participação, Lomelino falou como o entendimento entre as partes pode ser mais eficiente do que recorrer à Justiça. “Por meio do diálogo, um acordo atende aos anseios de todas as partes”, avaliou. 

Ele contou que a maior parte dos países desenvolvidos adotou a negociação coletiva. No Brasil, ele analisa que a forte presença do Estado ainda inibe este tipo de acordo. Ele relata que em 2013 foram registrados 9,6 milhões de processos no Brasil. “Estudiosos dizem que temos um traço que é o garantismo legal, uma herança do Brasil Colônia. Tudo que é válido tem que estar na lei. Mas acredito que se a sociedade praticar mais diálogo ela se torna mais tolerante”, disse.

Relacionadas

Leia mais

8 pontos essenciais para uma negociação coletiva bem-sucedida
Legislação precisa acompanhar o trabalho moderno e prestigiar a negociação coletiva
PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"

Comentários