PDA reúne sindicatos do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais

Mesa redonda debateu boas práticas adotadas por sindicato do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais

No âmbito do Avança Sindicato do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), a Fiems e a CNI realizaram, no dia 03/10, a mesa-redonda como alavancar a atuação dos sindicatos para debater boas práticas adotadas por sindicato do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. 

Na ocasião, os executivos dos sindicatos sul mato-grossense puderam discutir boas práticas adotadas pelos sindicatos das Indústrias de Cerâmicas do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindicer) e pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindmov-MG), que apresentaram suas experiências e mostraram para os demais representantes de sindicatos patronais. 

Para a técnica PDA, Aline de Paula Cardoso, os sindicatos patronais têm como principal desafio incentivar o associativismo entre os empresários da indústria. "Por isso é importante faze-los entender que somente somando esforços, atuando de forma unida, por meio dos sindicatos, a indústria será capaz de conquistar melhorias no ambiente de negócios, multiplicando seus resultados". 

A coordenadora e articuladora do Sindmov-M.G, Cibelle Borges Costa destacou que o encontro com representantes e sindicatos de outros estados contribui para o trabalho realizado pelas entidades. "Esta mesa-redonda sem dúvidas agrega muito valor", avalia. 

O presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, também destacou a relevância do trabalho. "Faz com que os executivos conheçam mais a fundo a sua função e com isso ajuda os sindicatos, por consequência, fazendo com que o setor seja mais competitivo", declarou. Ele também lembrou que os sindicatos têm à disposição os serviços oferecidos pelas federações, por meio do SESI, SENAI e IEL.

Relacionadas

Leia mais

Competidores do SENAI de Mato Grosso disputam seletiva da WorldSkills em Curitiba
Presidentes de sindicatos de Minas discutem como atrair e manter associados
Estudantes de Mato Grosso desenvolvem soluções criativas para desafios globais

Comentários