Sindicatos de alimentação debatem projetos e desafios para fortalecimento do setor

A ação traz inovação ao reunir representantes por segmento para o debate de projetos exitosos, além de desafios para fortalecer as entidades

Presidentes de Sindicatos ligados à área de alimentação no Rio Grande do Norte e de outros 15 estados participam do 1º Intercâmbio de Lideranças Intersetoriais da Indústria de Alimentação, realizado na Casa da Indústria. A ação, uma iniciativa do projeto Associa Indústria pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), inova em reunir representantes por segmento para debater projetos exitosos, além de desafios para o fortalecimento das entidades. 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou na abertura da solenidade a importância de compartilhar soluções por meio do sistema sindical. “É preciso aproveitar as boas práticas desenvolvidas pelas empresas para desenvolver a melhoria na qualidade produtiva. Este relacionamento, no qual se divide conhecimento, é o que buscamos todos os dias”, pontua. Amaro Sales reforçou também a necessidade de fortalecer o movimento sindical, como uma das principais preocupações do presidente da CNI, Robson Braga. 

O Sindicato das Indústrias de Polpas, Sucos e Derivados não Alcóolicos de Frutas Tropicais do Estado do Rio Grande do Norte – SINDIFRUTAS/RN é o anfitrião do evento. O presidente do Sindifrutas, Ricardo Valença, destaca a importância do encontro. “O Intercambio setorial permite a troca de experiências vivenciadas por sindicatos do segmento, em outros estados, que podem ser agregadas e venham a fortalecer as ações sindicais”, afirmou. 

Durante o encontro, Valença apresentou o APL do Sindifrutas mostrando resultados a partir da incorporação de práticas de segurança alimentar e capacitação dos membros da gestão. “Percebemos uma melhoria nas indústrias, que crescem em competitividade e se fortalecem no setor”, destacou o presidente do Sindicado. Na etapa atual, explica ele, estão sendo implementadas as boas praticas de fabricação, o APPCC, o planejamento estratégico e o desenvolvimento de consultorias financeiras, além de manutenção preventiva. 

O presidente do Sindicato de Frutas de Goiás, Wilson Gomes, também ressaltou a contribuição que encontros como este proporcionam aos participantes. Ele citou práticas adotadas naquele estado que podem beneficiar sindicatos em todas as federações, como a criação de condomínios sindicais. 

“Nós conseguimos aglutinar seis sindicatos de segmentos diversos o que nos possibilitou o fortalecimento para conseguirmos desde ajudar as empresas na qualificação exigida pelo estado, aproximação e melhores resultados com os órgãos fiscalizadores, além da redução de gastos. É importante partilharmos estas práticas”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Fiern elogia projeto do Simples

Comentários