PDA promove 14º Encontro da Rede no Pará

Principal objetivo da ação foi discutir maneiras de consolidar o PDA como um mecanismo de aproximação entre empresários, sindicatos, federações e a Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Técnicos e gestores de 26 federações da Indústria reuniram-se, de 24 a 26 de setembro, em Salinópolis (PA), para fazer um balanço do PDA e debater propostas e direcionadores para o futuro do Programa. O 14º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo teve como principal objetivo discutir maneiras de fortalecer o PDA como uma rede sindical, ou seja, consolidá-lo como um mecanismo de aproximação entre empresários, sindicatos, federações e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

“Desde que iniciamos o trabalho do PDA, observamos uma aproximação muito maior da federação e dos sindicatos, e também entre sindicatos e suas empresas. Isso é fruto do programa. A procura é muito grande. Já temos até lista de espera para os cursos do ano que vem”, diz Leia Pinheiro, gestora do PDA na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). 

Com 97 sindicatos ativos, a FIEP prioriza a realização de cursos e palestras no interior, onde a demanda por capacitação é grande e há carência de serviços. Segundo a gestora, os cursos mais procurados, a exemplo do que acontece no restante do país, são os relacionados à legislação trabalhista. "Fazemos com que os cursos sejam um serviço oferecido pelo sindicato à sua base de associados e também um meio para atrair novos associados. Percebemos um aumento no número de associados aos sindicatos e uma aproximação entre os atores", avalia a gestora. Ao final do ano, a Fiep terá concluído 15 cursos, com média de 50 pessoas, superior à meta de público. 

O 14º Encontro da Rede serviu também para divulgar boas práticas e soluções encontradas por federações para dificuldades enfrentadas pelos sindicatos filiados. Em um dessas oportunidades, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) descobriu como a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) tem diminuído a inadimplência no recolhimento da contribuição sindical. Desde 2012, no início de cada ano, a FIEPE faz uma grande campanha publicitária de sensibilização sobre a importância de estar em dia com a contribuição, que deve ser paga até o dia 31 de janeiro. 

De acordo com Ana Karenne Dantas, analista da Unidade de Relacionamento e Serviços aos Sindicatos da FIEPE, a ação resultou no adiantamento do pagamento. “As empresas esperavam até o último dia para pagar. Depois da campanha, observamos que os pagamentos estão acontecendo bem antes do prazo final”, argumenta. 

Ainda assim, foi preciso desenvolver outros mecanismos para abordar as indústrias inadimplentes. No meio do ano, na recobrança da contribuição, a federação envia uma correspondência com envelope diferente, no qual, além do boleto, estão uma carta do departamento jurídico e uma cópia do ofício em que a Superintendência Regional do Trabalho pede a relação de empresas que não fizeram o pagamento. A medida tem ajudado a reduzir o número de débitos e foi elogiada por outras federações. “O PDA também é esse compartilhamento de práticas, pois dá visibilidade a iniciativas como as nossas”, afirma Anna Karenne. 

Pela primeira vez, os direcionadores estratégicos da Rede de Desenvolvimento Associativo, que definem parâmetros para a atuação dos gestores, foram debatidos e sistematizados em conjunto com os representantes estaduais. “O encontro foi positivo, pois vimos o que vem funcionando e também fizemos ajustes. Além disso, as federações validaram as novas propostas e incluíram outras sugestões”, avalia Camilla Cavalcanti, gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Gestores da FIEC participam do Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo
PDA e FIEP promovem Diálogo sobre Competitividade na sede do SINDUSCON/JP
Líderes sindicais debatem desafios na representação do setor em palestra do PDA

Comentários