Sindicatos cearenses relatam experiências no Maranhão

Evento teve objetivo de discutir as boas práticas adotadas por entidades dos dos estados

Representantes de vários sindicatos patronais ligados a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) participaram em São Luís, no último dia 4 de setembro, do debate Como alavancar a atuação dos sindicatos?. O objetivo do evento, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi discutir as boas práticas adotadas por entidades do Maranhão e do Ceará. Na ocasião, os executivos de sindicatos maranhenses trocaram experiências com gestores dos sindicatos das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (Simec/CE)  e das Indústrias Químicas, Farmacêuticas, de Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindiquímica/CE).

Os sindicatos cearenses foram representados pelo advogado e administrador de empresas Neto Medeiros, que também atua em outras entidades empresariais na capital cearense. Para ele, os sindicatos patronais têm como principal desafio incentivar o associativismo entre os empresários da indústria. “Há novas necessidades que precisam de respostas ágeis e o desafio é trazer as empresas para os sindicatos patronais mostrando estas respostas e é preciso fazer isso com orçamentos modestos”, comentou. Medeiros também afirmou que no Ceará os sindicatos têm conseguido ampliar a sua base pelo oferecimento de serviços e pela estratégia de setorização das diretorias. “A fórmula que tem dado certo é dividir as diretorias por assuntos que afetam as empresas. O resultado tem sido muito bom”, disse. Neto Medeiros falou ainda dos serviços que os sindicatos passaram a oferecer como forma de atrair as empresas e o esforço de comunicação que ambas entidades patronais tem feito no Ceará.

A secretária executiva do sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Maranhão (Sindigraf/MA), Camila Brandão, mostrou a experiência de articulação e disseminação de informações sobre o dia a dia do Sindigraf e as melhorias de gestão que tem sido feito nos últimos anos. “A organização do dia a dia tem sido importante para atrair e manter os nossos sócios”, disse. Além de Camila e Neto Medeiros, participaram da mesa redonda José Aboud, coordenador do PDA; Amir Kauss, consultor da CNI, que serviu de mediador do debate; representantes dos sindicatos das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon/MA); de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa/MA); das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção do Estado do Estado do Maranhão (Sindicerma) e das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Luís (Sindimetal).

 

Relacionadas

Leia mais

Maranhão é o sexto melhor do Brasil na profissão técnica Construção em Alvenaria
PDA promove troca de experiências com sindicato do Maranhão
FIEP/PB - Presidente do SindSabão/PB participará de Intercâmbio de Lideranças Setoriais no Ceará

Comentários