PDA: Desafios para aumentar a competitividade das indústrias

Um dos desafios é conhecer a realidade das empresas para propor soluções conjuntas que viabilizem a rápida solução dos problemas

Conhecer a realidade das empresas para propor soluções conjuntas que viabilizem a rápida solução dos problemas. Para o empresário do setor metalmecânico Roberto Sotomaior Karam, fundador da Associação de Microempresas do Paraná, este é um dos desafios dos sindicatos patronais para a atração de mais empresas. Ele está ministrando um curso para executivos de sindicatos, no dia 18/09 com o tema “O papel do executivo na superação dos desafios dos sindicatos”. A iniciativa, do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo, reúne cerca de 30 executivos, na FIEMG. Desenvolvido pela CNI e as Federações das Indústrias desde 2007, o programa reforça a importância do associativismo para melhorar o ambiente de negócios.

Roberto Sotomaior Karam propõe aos executivos de sindicatos um conjunto de ações para a conquista de um ambiente favorável à competitividade da economia e da indústria nacional. Entre as iniciativas ele destaca: conhecimento do problema enfrentado pela empresa; pesquisa e levantamento de dados; discussão conjunta com associados e técnicos para a indicação de possíveis soluções; planejamento da ação de defesa dos interesses; apoio à diretoria do sindicato para a abordagem das autoridades públicas; além de divulgação dos resultados, explicitando as vantagens obtidas em prol do setor. “O associativismo contribui também para um maior poder de representação junto aos órgãos do governo”, reforça.

Relacionadas

Leia mais

PDA prepara empresas para exigências do Fisco em 2017
FIEMG capacita empresários sobre negociação coletiva

Comentários