Somar forças. Multiplicar resultados. Programa de Desenvolvimento Associativo
www.cni.org.br

http://cni.org.br/noticias/123465978

15/09/2014

Gestão estratégica fortalece sindicatos

Publicada em 15/09/2014 pelo site da FIEB.

 

 Vinte e um representantes de entidades sindicais da indústria participaram, no dia 11 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da palestra Gestão Estratégica do Sindicato. A ação foi uma realização da Gerência de Relações Governamentais e Sindicais da FIEB em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). “A operacionalização das estratégias contribui para o aprimoramento da gestão sindical”, destacou o presidente da FIEB Carlos Gilberto Farias, que abriu o encontro.
 
 Ministrada pelo consultor da CNI, Alberto Gaspar, a palestra teve como finalidade sensibilizar os líderes sindicais para a implantação de estratégias de gestão voltadas ao fortalecimento, representatividade e sustentabilidade do sindicato. “O planejamento estratégico e o plano de ação são ferramentas fundamentais para estimular o associativismo e contribuem para que os sindicatos tenham produtos, serviços e propostas para o setor. O dirigente sindical tem um papel estratégico neste contexto”, enfatizou o especialista.
 
O presidente do Sindicato das Indústrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Limpeza em Geral e Velas no Estado da Bahia (Sindisabões), Juan Lorenzo, destacou a importância de se fazer um trabalho a médio e longo prazo, de mudança da imagem do sindicato. “É preciso valorizar o sindicato como entidade de representação empresarial, dissociando a imagem exclusiva de relação trabalhista”, enfatizou. Ele ressaltou ainda a importância dos presidentes estarem atentos e participativos nas ações do Programa de Desenvolvimento Associativo. “As iniciativas servem para provocar um trabalho junto aos sindicatos para que sejam mais representativos”, completou.
 
Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e apresentadas boas práticas de gestão de sindicatos de outros estados. Wilson Andrade, presidente do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras), avaliou positivamente a iniciativa. “A troca de experiências entre sindicatos contribui para multiplicar conhecimentos e indica os melhores caminhos e soluções para atrair, manter e melhor atender as empresas. A apresentação de experiências exitosas, selecionadas pela CNI, enriquece ainda mais esta possibilidade”, avaliou.
 
Próximos temas
 
Esta foi a segunda palestra com foco nos dirigentes sindicais. A primeira, realizada em julho, abordou os desafios do líder empresarial sindical. Para 2014 estão previstas mais três iniciativas para este púbico, dentro do Programa de Capacitação: Negociação Coletiva, Comunicação e Relacionamento com as empresas e a mesa-redonda Gestão Sindical Eficiente: como atrair e manter associados.

 


Últimas notícias
Mais lidas
13/01/2015 NR 12 - Instrumento de prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos. Mesmo em vigor, indústrias pedem mais tempo para cumprir a norma As máquinas do parque industrial do País ainda não estão em dia com a última versão da NR12. A revisão da norma, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, foi necessária por causa das novas tecnologias incorporadas aos maquinários.
14/02/2015 NR 36 trouxe melhorias para as condições de trabalho em frigorífico O segmento frigorífico tem sido um grande impulsionador da economia brasileira no atual momento, gerando milhares de empregos e ampliando a renda em diversas regiões do país. O recente marco regulatório de Segurança e Saúde do Trabalho (NR-36) específico para o setor trouxe outro importante avanço para empresas e seus trabalhadores: A melhoria das condições de trabalho.
Enquete
Qual é a importância do planejamento estratégico para o seu sindicato?