Desafios do líder sindical são debatidos na FIEMG

Palestra “Desafios do líder sindical empresarial” apresentou aos presidentes uma reflexão sobre o atual momento dos sindicatos patronais

Presidentes de sindicatos patronais da indústria mineira se reuniram no dia 10/09, na sede do Sistema FIEMG, em Belo Horizonte, para debater sobre os desafios do líder empresarial. Eles assistiram a uma palestra do especialista no assunto, Luciano Pinheiro. O encontro fez parte do Programa de Desenvolvimento do Associativismo (PDA), realizado em Minas Gerais em parceria com a CNI. 

A palestra “Desafios do líder sindical empresarial” apresentou aos presidentes uma reflexão sobre o atual momento dos sindicatos patronais. Para Pinheiro, é preciso compreender o mercado para oferecer produtos e serviços capazes de atrair associados, gerando benefícios e negócios para eles. “Hoje não se vive somente com a negociação coletiva. É preciso ir além e ser diferente”, alerta o consultor e especialista no tema. 

Pinheiro destacou que atualmente os sindicatos concorrem com instituições como universidades e associações. “Conhecer a base empresarial do setor e estar atento às demandas é fundamental para que o sindicato mantenha possa atender os anseios do empresário e possa tê-lo sempre por perto”, contou. Ele reforçou que a efetiva representatividade se dá com o debate constante das necessidades dos associados.

Relacionadas

Comentários