Lideranças sindicais participam de mesa-redonda sobre como atrair associados

Para o consultor da CNI, Amir Kauss, a troca de experiências foi positiva e um incentivo aos participantes que, muitas vezes, passam por situações parecidas e podem superar os desafios

Como atrair e manter associados foi o tema de mesa redonda realizada nesta quinta-feira (11/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), desenvolvido pela Fiems em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Durante o encontro, comandado pelo consultor da CNI, Amir Kauss, foram compartilhadas boas práticas e desafios a serem superados pelos sindicatos sul-mato-grossenses.

Para o consultor da CNI, Amir Kauss, a troca de experiências foi positiva e um incentivo aos participantes que, muitas vezes, passam por situações parecidas e podem superar os desafios. "As sugestões apresentadas podem ser aplicadas nos sindicatos na busca de atender os interesses da categoria", afirmou.

Convidado para o debate, o presidente do Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), Julião Flaves Gaúna, destacou algumas ações da entidade nos últimos anos, como convênios para autorização de emissão de talões de nota fiscal para empresas filiadas, descontos em serviços de segurança e saúde no trabalho oferecidos pelo Sesi, descontos nos serviços técnicos e tecnológicos prestados pelo Senai, além de cursos de aprendizagem industrial.

"Essas práticas são valiosas e podem ser levadas para aplicação nos sindicatos, com o objetivo de manter e atrair o quadro associativo. Existe a necessidade de um maior envolvimento de todos os afiliados com a entidade e a valorização desse fortalecimento da classe", pontuou Julião Gaúna. O evento contou ainda com a participação do presidente do Siprocimg (Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento de Minas Gerais), Lucio Silva, que apresentou detalhes do bom desempenho da entidade que preside.

Entre os principais pontos abordados estão a consultoria trabalhista, visitas técnicas a associados e futuros associados, atividades do Sistema Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), guia de sustentabilidade e consultorias técnicas. "Ações de comunicação e relacionamento também são realizadas para atração ou manutenção dos associados através de jornal trimestral, rodada de palestras, encontros empresariais e feiras", disse Lucio Silva.

O presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), Ivo Cescon Scarcelli, elogiou a inciativa do encontro. "Das experiências apresentadas muito pode ser aproveitado, pois abre a visão dos empresários quanto à importância do fortalecimento do associativismo", comentou.

Na avaliação do presidente do Sindiplast/MS (Sindicato das Indústrias de Plásticos e Petroquímicas de Mato Grosso do Sul), Zigomar Burille, a reunião gera bons momentos de discussão. "Os empresários tomam conhecimento de boas práticas e se envolvem mais com a entidade", falou.

A técnica da Assessoria Sindical da Fiems, Aline de Paula Cardoso, informou que o PDA realizará até novembro deste ano mais nove ações para o fortalecimento dos sindicatos industriais de Mato Grosso do Sul. "Os encontros têm como objetivo discutir temas que impactam a competitividade da indústria e a necessidade de atuar coletivamente para defender um ambiente de negócios mais favorável", ressaltou.

Relacionadas

Leia mais

PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"
FIEAC: PDA orienta planejamento estratégico do SINDMÓVEIS
Segurança e Saúde no Trabalho serão tema de curso do PDA em Marabá

Comentários