FIETO promove cursos para melhorar desempenho dos presidentes de Sindicatos

Com objetivo de estimular o desenvolvimento das entidades, evento relacionou boas práticas e também desafios a serem superados pelos sindicatos tocantinenses

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nos dias 27 e 28 de agosto dois cursos para os presidentes dos Sindicatos filiados à instituição com objetivo de estimular o desenvolvimento das entidades.

Na mesa redonda comandada pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amir Kauss, foram compartilhadas boas práticas e também desafios a serem superados pelos sindicatos tocantinenses. O encontro, que teve o tema “Como atrair e Manter Associados”, tratou de estratégias bem sucedidas na atração e manutenção de associados, por meio da troca de experiências entre lideranças sindicais de diferentes regiões do país.

O evento contou com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso, Roberto Rios Lima, que apresentou detalhes do bom desempenho da entidade que preside. Rios reforçou que um dos aspectos mais importantes é a empresa do próprio presidente estar em ordem para que eventuais problemas não influenciem na gestão do Sindicato.

O vice-presidente do Sistema FIETO e presidente do Sindicato dos Beneficiadores de Arroz, Carlos Suzana, considerou o momento de muito aprendizado. “É interessante saber como funcionam os outros sindicatos em estados de outras áreas. Com bons exemplos podemos melhorar o nosso trabalho”, destacou.

Comunicação

Ainda conforme a programação da semana, os presidentes de Sindicatos participaram da palestra “Comunicação e o Relacionamento com as Empresas”. A consultora da CNI, Catia Lassalvia, destacou plataformas essenciais relacionadas a gestão estratégica. Para alcançar sucesso na atuação sindical o líder deve desenvolver competências e habilidades que transformem ideias em rotinas de comunicação. “Crie relevância: aproxime-se das empresas e construa um relacionamento de longo prazo, com qualidade”, disse a consultora. Proatividade, proposição de metas e indicadores, clareza sobre as prioridades, qualidade técnica para responder as demandas e na comunicação verbal e escrita são alternativas que favorecem uma mudança de cenário sindical.

PDA

Os cursos foram viabilizados pela FIETO por meio da Unidade de Interesses da Indústria (UNIDEF), gerenciada por Juarez Frota e coordenada por Mayara Vendrame, e estão dentro do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI. O PDA é desenvolvido pela CNI e as Federações das Indústrias desde 2007 e tem por objetivo reforçar a importância do associativismo para melhorar o ambiente de negócios.

Relacionadas

Leia mais

FIETO inscreve para Encontro com Contadores em Palmas
FIETO discute Prestação de Serviço e Gestão com sindicatos patronais

Comentários