Lideranças sindicais trocam experiências em mesa-redonda

Ação do Programa de Desenvolvimento Associativo contou com a participação de 13 sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de Alagoas

Executivos e presidentes de 13 sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), participaram, na última terça-feira (26), de uma mesa-redonda com o tema “Gestão sindical: Como alavancar a gestão do sindicato?”. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Unidade Sindical da Fiea, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento possibilitou o compartilhamento de experiências entre lideranças sindicais de diferentes setores, além da apresentação de estratégias bem sucedidas utilizadas pelos sindicatos para fortalecer e manter o elo com o empreendedor.

A mesa-redonda foi composta pelo mediador Márcio Franca, graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, pela convidada Adriana Bayer (executiva do Sindicer Oeste, do Paraná), pelas representantes do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) Maysa Duda e Iris Araújo, além de representantes do Sindaçucar, Sindivest, Sinplast, Sindmarc, Sindipan, Simagral, Sindágua, Sindcier, Singal, Sinduscal e Sileal.

“Esse exercício abre a oportunidade de trocar opiniões e expressões, atividade a ser executada constantemente entre a federação e os sindicatos e entre os sindicatos e seus associados. O que aprendemos com o PDA não é aplicado somente no sindicato, mas nas empresas e, também, em nossa vida pessoal”, comenta Márcio Franca.

Entre os principais pontos abordados pelos 13 sindicatos, a busca pelo fortalecimento da relações entre as entidades foi o que mais chamou atenção. O gerente da Unidade Sindical da Federação das Indústrias de Alagoas, Clailton Fernandes, comentou sobre a necessidade de cooperação entre os industriais, independentemente do segmento em que atuam, como uma demonstração de consciência coletiva cultivada pelo PDA.

“Primeiramente, parabenizamos o Sinduscon pela excelente representação dos interesses do setor junto à sua base representativa. A participação dos sindicatos é muito importante nesse processo, temos que trabalhar em conjunto, fortalecer o associativismo do setor industrial”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast/AL), Wander Lobo Araújo Silva, as discussões foram construtivas e ter participado foi importante. “Sabemos que ainda falta, em parte do empresariado, uma visão associativa. Mas, através da implantação do PDA, a situação vem mudando. A presença de parceiros solidifica o trabalho do segmento. O Sinplast entende essa necessidade e apresenta a Fiea, Sesi , Senai, Abiplast e Braskem como braços em sua gestão”, relata.

De acordo com o presidente do Sinduscon-AL, José da Silva Nogueira Filho, com a base de um sindicato forte torna-se mais fácil o funcionamento das ações implantadas pelo segmento. “São em eventos como esses que observamos os exemplos a serem seguidos”.

Na ocasião, também foi apresentado aos empresários o caso de sucesso do Sindicer Oeste, que, por meio da gestão de reestruturação, já alcançou 95% de associados adimplentes, conforme a executiva Adriana Bayer. Segundo Adriana, o ponto-chave para qualquer sindicato de sucesso é a relação de afinidade essencial para a harmonia entre executivo-associado e executivo-presidência.

Maysa Duda, do Sinduscon-AL, colocou que ações de estratégias de organização interna de conteúdo contribuem muito para o crescimento e manutenção do quadro associativo. A padronização é uma ferramenta para que futuros gestores do sindicato manuseiem documentos sem qualquer dificuldade.

Ao final da reunião, as lideranças sindicais visitaram as instalações do Sinduscon-AL, um dos sindicatos-modelo de Alagoas. A obra foi realizada em parceria com alguns sindicatos e empresas de construção na região.

Relacionadas

Leia mais

O associativismo confere peso às reivindicações coletivas da indústria, afirma presidente da FIEA
PDA aborda competitividade
Palestra PDA orienta sobre gestão de procedimentos sindicais

Comentários